Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 6 de Maio de 2024

Setecidades
>
Segurança
Governo irá aprimorar o programa Muralha Paulista

Leitores de placas e reconhecimento facial implantados nas câmeras policiais é um dos avanços planejados pela gestão

Luiza Feitosa
Especial para o Diário
26/04/2024 | 10:39
Compartilhar notícia
FOTO: Luiza Feitosa/Especial para o Diário


Vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), confirmou em reunião com o Lide Grande ABC, grupo de líderes empresariais, que o programa Muralha Paulista será aperfeiçoado. O serviço contará com ajuda da tecnologia para trazer mais segurança para as cidades, além da ampliação das tropas da polícia.

“Somos a favor das câmeras policiais, nós queremos utilizá-las com outras funcionalidades, como leitores de placas e com reconhecimento facial implantado. Hoje ela possui uma única funcionalidade, que é acompanhar o desempenho da ação daquele policial específico. A gente quer ampliar a serventia desse equipamento”, disse o vice-governador.

No evento estavam presentes algumas das lideranças da região, como o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), e o Secretário da Saúde de Santo André, Gilvan Junior.

Serra, inclusive, elogiou o sistema de segurança, “Desde que fizemos a implementação completa, no ano passado, o furto de veículos caiu 43%, os roubos diminuíram 48%. É uma queda muito substancial em apenas um ano sendo utilizado em Santo André.”

Felício revelou dificuldades enfrentadas para a melhoria do processo. “Um dos primeiros problemas que encaramos foi que os antigos sistemas de seguranças, como os da polícia civil e militar, não se conversavam, o que é um dos pontos mais importantes da Muralha, a integração dessas bases. Conseguimos juntar todas essas bases de dados. Hoje elas estão integradas, mas não foram lançadas ainda. O segundo é que queríamos criar dispositivos móveis nos quais os policiais em campo podem utilizar essa interconexão dos sistemas no trabalho. Conseguimos por meio da ferramenta Córtex, que mostra os procurados de todo o Brasil. A Muralha Paulista veio para aprimorar essa troca de dados entre o sistema dos municípios e o sistema do Estado.”

A reunião contou com 69 representantes de empresas que fazem parte do grupo Lide ABC. “Acontecerá um investimento do Estado na segurança e na melhoria dos equipamentos. Essa série de inovações é muito importante para São Paulo. É o que a polícia precisa neste momento para poder combater o crime”, finalizou o vice-governador. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.