Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Existe risco 'absolutamente real' de um patrimonialismo verde no Brasil, diz Haddad
05/04/2024 | 20:13
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alertou nesta sexta-feira, 5, ao risco de grupos econômicos se apropriarem e perpetuarem estímulos públicos da agenda verde, como aconteceu com benefícios lançados até três décadas atrás e que são mantidos até hoje.

Para Haddad, o risco de o Brasil sofrer o que chamou de "patrimonialismo verde" é "absolutamente real". "Da mesma forma que tem o greenwashing maquiagem verde, pode ter o patrimonialismo verde à espreita de oportunidades", declarou o ministro durante participação em evento promovido pela Phenomenal World, uma revista digital focada em economia política.

O risco de lobbies econômicos organizados capturem permanentemente os subsídios da transição ecológica precisa ser prevenido pela transparência do setor público e acompanhamento das políticas estratégicas da agenda socioambiental, defendeu Haddad.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.