Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Setecidades
>
Em duas semanas
Centro para dengue supera as 1.000 consultas em Santo André

Do total, 338 deram positivo para a doença; espaço disponibiliza tratamento humanizado

Da Redação
24/03/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Eduardo Merlino/PSA


Inaugurado no último dia 11 de março, o Centro de Referência para Dengue de Santo André atingiu na sexta-feira a marca de 1.144 atendimentos a pacientes com sintomas da doença. Deste total, 338, ou seja, 29,5% tiveram o diagnóstico positivo e iniciaram o tratamento ainda no equipamento, que é o primeiro do estado de São Paulo com foco exclusivo no acolhimento, atendimento e tratamento da dengue. Por causa dos 1.118 casos confirmados da doença, o município decretou estado de emergência – assim como Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

“Santo André saiu na frente e criou um equipamento muito bem estruturado e equipado para oferecer ao morador da cidade com os sintomas da dengue um atendimento acolhedor, humanizado e eficiente. O munícipe passa pela triagem e na sequência é atendido pelo médico, já recebe a medicação e as orientações para seguir o tratamento em caso de diagnóstico positivo. Não medimos esforços para cuidar das pessoas quando elas mais precisam”, diz o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O centro tem o objetivo de atender moradores de Santo André com sintomas da doença, como febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele. Não é necessário encaminhamento para acessar o centro médico, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h, na Rua Xavier de Toledo, 517, no Centro. O local tem quatro consultórios médicos, duas salas de testes, duas salas de medicações, quatro salas de triagem, uma sala de coleta e da farmácia. 

Além de oferecer o tratamento, Santo André tem intensificado ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, como também de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. Mais de 60 mil imóveis já foram fiscalizados na cidade, com centenas de pontos de bloqueio e orientações como eliminar pratos dos vasos de plantas, deixar a caixa d’água fechada, manter materiais recicláveis em sacos fechados, entre outros.

Qualquer munícipe que encontrar focos da dengue pode denunciar por meio do aplicativo Colab ou pelo telefone 0800 019 1944. Já informações sobre o Centro de Referência para Dengue podem ser encontradas no 4435-1500 e no 4435-1501, que atendem no mesmo horário de funcionamento do equipamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.