Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Mutirão no CHM
Santo André atende 840 munícipes no Saúde Fila Zero

Ação teve como foco pacientes que aguardavam por vasectomia ou consultas com cirurgião geral

Da Redação
19/03/2024 | 09:37
Compartilhar notícia
FOTO: Helber Aggio/PSA


Santo André realiza grande esforço desde 2023 para zerar as filas de atendimento na rede municipal de saúde. Apenas no ano passado foram ofertadas 189.284 consultas e 312.413 exames, recorde histórico. Para manter a fila equacionada, a Secretaria de Saúde tem realizado mutirões em algumas especialidades, como ocorreu no último fim de semana, quando 40 homens passaram por vasectomia e 800 pessoas foram atendidas em consultas de cirurgia geral no CHM (Centro Hospitalar Municipal).

“Fazemos acompanhamento em tempo real da situação da rede de saúde, o que nos permite dar respostas rápidas para especialidades que apresentam grande demanda. Os mutirões funcionaram muito bem durante todo o ano de 2023 quando acabamos com as filas represadas na pandemia e temos usado desta estratégia quando necessário para garantir o cuidado e o atendimento aos andreenses”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior. 

A programação prevê a realização de novas forças-tarefas do programa Saúde Fila Zero nas próximas semanas. No sábado (23), estão previstos atendimentos a 36 crianças que precisam realizar algum tipo de cirurgia. Já em 6 e 7 de abril serão atendidos 20 pacientes a cada dia na especialidade de proctologia. Por fim, nos finais de semana 20 e 21 de abril, 4 e 5 de maio e 25 e 26 de maio serão realizados 14 procedimentos de vesícula e 8 de hérnia por dia.

“Aos poucos estamos conseguindo zerar o represamento gerado desde a pandemia de Covid-19, quando todas as cirurgias eletivas foram suspensas. É fundamental enaltecer o trabalho das equipes assistencial, técnica e administrativa do CHM, com apoio de toda a diretoria e da Secretaria de Saúde, pois o empenho de todos tem feito a diferença na vida das pessoas”, comentou o diretor técnico do CHM, Willian Ribeiro Faria.

Morador da Vila Scarpelli, o produtor de eventos Gustavo Franzo, 38 anos, foi o primeiro paciente atendido na força-tarefa de vasectomia e elogiou a iniciativa. “Foi tudo muito bem organizado e rápido. Cheguei ao hospital às 5h e saí às 8h, entre abertura de ficha, ida para a cirurgia e alta”, disse. Casado e pai de dois filhos, ele e a esposa conversaram e optaram pelo método contraceptivo. “Estava ansioso, mas saí bem tranquilo”, completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.