Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 15 de março de 2024
Da Redação
15/03/2024 | 08:04
Compartilhar notícia


 Invasão em Diadema

‘GCM permanece longe de terreno e moradores não erguem barracos’ (Primeira Página, ontem). Eu estava lá tanto no dia em que derrubaram minha moradia, quando implorei para que não derrubassem, como ontem também pedi para que fizessem meu cadastro e não fizeram. Estou de favor no barraco vizinho, mas mesmo assim não quiseram saber.

Willian Fatumbi

do Facebook

Antecipação do 13º

‘Governo federal antecipa o 13º de aposentados e pensionistas’ (Economia, ontem). Mais uma vez começa o mi-mi-mi. Alguém pediu essa antecipação? Ou será que, dessa vez, teremos o nosso tão sonhado, esperado e prometido 14º salário no fim do ano? Mesmo porque o projeto do 14º para aposentados e pensionistas já foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação e previa o pagamento do abono até o limite de dois salários mínimos, no mês de março dos anos de 2022 e 2023. O texto ainda aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça. Espero, sinceramente, que a Associação dos Aposentados do Grande ABC se intensifique no sentido de fazer plantão na porta do Planalto para que, desta vez, possamos receber “uma espécie de 14º salário” como eles mesmos denominam na reportagem. Do contrário, não terei outra alternativa a não ser a de me convidar para passar as festas de fim de ano, com a minha família e amigos, na casa de algum deputado ou mesmo no Palácio da Alvorada com o nosso presidente da República.

Angela Cristina Wagner

São Bernardo

Instituto Federal

‘União confirma abertura de 100 campi do Instituto Federal de Educação no Brasil, dois no Grande ABC’ (Primeira Página, dia 13). Ufa! Finalmente uma ótima notícia para área de educação vem do MEC, com anúncio de que o governo federal acaba de criar 100 campi federais, previsto para 140 mil vagas já a partir de 2026. Hoje, pelo País, existem 656 institutos federais. Porém, no caso destes novos institutos, pela lei aprovada, no mínimo 50% das vagas devem ser preenchidas para cursos profissionalizantes. O investimento previsto para obras e instalações é de R$ 2,5 bilhões, e mais R$ 1,4 bi para adaptação de institutos já existentes. Todos os Estados foram contemplados. Porém, o MEC fez bem em instalar campi em regiões concentradas por famílias de baixa renda. É bom lembrar que essa iniciativa do governo não vai elevar ao nível ideal o índice de alunos em escolas profissionalizantes, que, hoje, infelizmente, está em apenas 10%. Mas já é bom começo. Na Finlândia, 68% dos alunos cursam escolas técnicas e, na Alemanha, 49%. Não por outra razão são países ricos. 

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Religiosos

Ao assistir pela TV a um culto de cunho “religioso”, em um dos templos de Edir Macedo, diante de centenas de almas ingênuas, cheguei à conclusão de que os pseudo representantes de Deus na Terra estão arregimentando latifúndios que fazem inveja a Elon Musk. São donos de canais e redes de televisão com sinal internacional, moram em condomínios de alto luxo, circulam em carros importados, com bancada expressiva no Congresso Nacional, com direito a segurança e blindagem. São graças divinas recebidas desde que os fiéis, além dos dízimos e das oferta extras santificadamente bíblicas, tornem-se patrocinadores, pagadores de carnês, desafiantes das obras de Deus e outras leituras não inerentes à verdadeira e única Escritura. Além do mais, dizem os falsos pregadores aos incautos que mantêm convênio com Jesus para fazer milagres com dia e hora marcados e ainda prometem aos ingênuos o paraíso após a morte. Esses falsos pregadores descobriram juntos mais uma utilidade para com o livro da vida: porta-dinheiro. O povo brasileiro é vítima de duas facções corruptas: políticos e falsos pastores, com raríssimas exceções.

Francisco Emídio Carneiro

São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.