Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 29 de Maio de 2024

Editorial
>
Editorial
Necessária reação
Da Redação
15/03/2024 | 08:03
Compartilhar notícia


É digna de reconhecimento e aplausos a atitude corajosa do presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PSDB), em defesa do papel institucional do Poder Legislativo. Em momento decisivo para a democracia, o tucano ergueu sua voz para cobrar respeito e colaboração por parte do Poder Executivo. A postura firme e incisiva do legislador evidencia compromisso com os princípios democráticos e a separação de poderes. A reação incomum do chefe do Parlamento, geralmente passivo diante das condutas arbitrárias do prefeito José Auricchio Júnior, seu correligionário, dá ideia do quanto feriu os brios dos vereadores o episódio do Centro Tecnológico inaugurado antes do aval legislativo.

Ao confrontar publicamente o comportamento discricionário do governo – embora a crítica tenha sido feita ao secretário de Desenvolvimento, Daniel Córdoba (PSDB), e não diretamente a Auricchio –, Pio Mielo demonstrou que o descontentamento do Legislativo com o Executivo é muito maior do que se supunha. Ao dizer basta de maneira tão contundente, durante sessão extraordinária transmitida ao vivo, o presidente da Câmara emitiu recado claro de que a Casa não está mais disposta a endossar decisões unilaterais do Palácio da Cerâmica, tomadas sem o consentimento prévio do Legislativo. De fato, o desprezo do prefeito com os vereadores atingiu níveis estratosféricos nos últimos tempos.

É fundamental que autoridades como Pio Mielo ajam como guardiãs da democracia, especialmente em tempos onde os princípios republicanos são frequentemente desafiados. Ao se insurgir contra métodos despóticos de Auricchio, o Parlamento são-caetanense contribui para estancar práticas autoritárias e fortalece o papel das instituições. Ao declarar clara e solenemente que o Executivo extrapolou as quatro linhas da legalidade ao inaugurar empreendimento antes de obter aval do Legislativo, o presidente da Casa emitiu mensagem poderosa de que nenhum poder deve agir acima da lei ou em detrimento dos valores democráticos fundamentais. Foi uma reação dura, mas necessária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.