Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Comércio via canais de Suez e do Panamá teve forte queda no começo de 2024, diz FMI
07/03/2024 | 17:41
Compartilhar notícia


O comércio pelo Canal de Suez caiu 50% e o pelo Canal do Panamá diminuiu 32% em janeiro e fevereiro, ante o mesmo período do ano passado. A informação é do Fundo Monetário Internacional (FMI), que disse que as perturbações estão afetando cadeias de suprimento e distorcendo indicadores macroeconômicos.

O tráfego reduzido na rota do Suez ocorre devido aos ataques a navios no Mar Vermelho, diz o FMI, em meio às tensões no Oriente Médio.

O canal é o caminho marítimo mais curto entre Ásia e Europa, e é por onde passa 15% do volume do comércio global. Agora, várias empresas de transporte colocaram seus navios para usar a rota do Cabo da Boa Esperança, o que, segundo o fundo, aumentou o tempo de entrega em 10 dias na média.

No Panamá, o problema seria uma dura seca que forçou autoridades a adotar restrições que reduziram, desde outubro, o ritmo das passagens dos navios pelo canal. A rota normalmente responde por 5% do comércio global, ainda de acordo com o FMI.

A instituição alerta que estatísticas de importações e exportações podem ser afetadas pelo impacto temporário da mudança de rota dos navios.

"Isso tornará mais difícil avaliar a dinâmica subjacente do comércio global e da atividade econômica nos próximos meses", diz o fundo, em uma publicação no blog oficial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.