Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Política
>
Cena Política
Saída é prenúncio em São Bernardo
Da Redação
23/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernandes


A saída de dois secretários em menos de um mês estabeleceu o clima de fim de feira dentro do governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). O comentário nos corredores do Paço é o de que os pedidos de exoneração dos secretários Luciano Eber Pereira Nunes (Obras e Planejamento) e Humberto Rodrigues (Coordenação Governamental) foram o pontapé inicial para as movimentações de saída da administração Morando, que chega ao fim no dia 31 de dezembro de 2024. Entre aqueles que acompanham a política da cidade, as exonerações de Luciano Eber e Humberto Rodrigues são simbólicas porque ambos eram considerados figuras muito próximas de Morando. Eber, por exemplo, foi alocado como presidente do diretório do Republicanos em São Bernardo por indicação direta do tucano. Rodrigues, por sua vez, tinha a confiança do chefe do Executivo para conversar com fornecedores, demais secretários e vereadores.

Salada política

A sessão de quarta-feira ainda é assunto em São Bernardo porque ninguém entendeu nada o fato de a base de sustentação do prefeito Orlando Morando (PSDB) ter rejeitado uma moção de apoio ao pedido de impeachment contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelas falas comparando a guerra entre Israel e Hamas ao Holocausto, até porque a própria base havia endossado uma moção de repúdio às declarações de Lula. O suporte ao impeachment foi apresentado pelo vereador Glauco Braido (PSD), e contou com apoio de Paulo Chuchu (PRTB) e Julinho Fuzari (PSC). A de repúdio, feita por Chuchu.

Agenda

A ativista Dayuri Priolean, conhecida por sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência em Mauá, se encontrou na Assembleia Legislativa de São Paulo com a deputada estadual Andrea Werner (PSB). Ela pediu apoio da parlamentar para suprir carência de auxiliares escolares nas instituições de ensino estaduais e municipais para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em Mauá, além de solicitar suporte para obtenção de transporte adequado para os alunos da primeira infância de Mauá que frequentam a escola na Apraespi, em Ribeirão Pires.

Atividade

O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, organizou jantar de prefeitos e lideranças do PSD em São Paulo. O presidente da Fundação Casa e pré-candidato do partido à Prefeitura de Mauá, Juiz João, esteve no encontro e sentado próximo de Kassab. “Sou feliz em fazer parte do partido, que hoje é base de sustentação do governador Tarcísio (de Freitas, Republicanos), e que cresce a cada ano. Tenho certeza que, em 2024, não será diferente e o PSD terá muito sucesso nas eleições e continuará sendo uma das maiores legendas do Brasil.”

Apoio

Ao que parece, o ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (MDB) decidiu mesmo retomar as andanças políticas em Rio Grande da Serra. Na noite desta quarta-feira, teve reunião com Dayana Franco, filha do ex-prefeito Cido Franco. “Papo muito agradável e produtivo. Fico feliz em fazer parte deste projeto”, confidenciou Dayana.

Outdoor

Pré-candidato a prefeito de São Bernardo pelo PT, Luiz Fernando Teixeira aparece em outdoors espalhados pela cidade ao lado do ex-deputado estadual Ramiro Meves (SD) e do ex-prefeito William Dib, apoiadores de seu projeto eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.