Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Wagner Rubinelli gera confusão no PSB
Da Redação
16/02/2024 | 08:24
Compartilhar notícia
Seri


O ex-deputado federal Wagner Rubinelli (PSB) tem tentado, a todo momento, mostrar para a classe política de Mauá que está perto de retornar à Câmara Federal. Rubinelli disputou a última eleição ao Congresso, ficou como terceiro suplente, mas vive dizendo que está próximo de obter sua cadeira em Brasília. Primeiramente ele fez circular por grupos de WhatsApp que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iria nomear dois quadros do PSB para seu ministério - e que, assim, ele estaria a um passo da vaga na Câmara. Agora, a narrativa da vez é com relação à pré-candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB) à prefeitura da Capital. Mas quem acompanha os debates em Brasília avisa: a chance de Rubinelli estar no Congresso é remotíssima. Até porque um dos suplentes, o advogado Augusto de Arruda Botelho, já comunicou que assumirá a cadeira em caso de vacância de um dos deputados federais.

BASTIDORES


Cobrança

O clima esquentou na Prefeitura de São Caetano. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) não gostou nada da entrevista dada por seu líder de governo na Câmara, o vereador Gilberto Costa (Avante), antecipando sua saída do Avante e avisando que a desfiliação tinha como base o fato de o partido estar nas mãos do colega vereador e pré-candidato ao Palácio da Cerâmica Tite Campanella (Cidadania). Auricchio fez chegar a Gilberto recado de que não é hora de externar problemas internos.

Fora do controle

Fato é que a decisão de Auricchio de transferir para junho a escolha do candidato governista à sucessão tem gerado tensão e movimentos inesperados da base de sustentação. Diferentemente de 2012, quando o tucano tinha o controle do processo e já havia sinalizado que Regina Maura Zetone seria sua candidata, desta vez Auricchio sabe que há personagens que têm capilaridade para tentar costurar seu caminho sem a bênção exclusiva do prefeito.

Celma

Ainda em Mauá, pesquisas extraoficiais realizadas pelo núcleo duro do governo do prefeito Marcelo Oliveira (PT) apontam que a cidade ainda nutre um sentimento positivo a respeito do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT). Esses dados têm reforçado a predileção de alguns pela manutenção da chapa vencedora da eleição de 2020, com Marcelo na reeleição e a ex-primeira-dama Celma Dias (PT) como vice. Partidos aliados que já aderiram ao projeto petista pleiteiam o posto de vice, mas nenhum nome ainda agradou toda a coalizão formada.

Cidadão andreense

Pré-candidato do PSB à Prefeitura de Santo André, o vereador Eduardo Leite apresentou projeto de lei para conceder título de cidadão andreense ao deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), pré-candidato petista à Prefeitura de São Bernardo. Eduardo Leite sempre esteve no bloco de apoio a Luiz Fernando, fidelidade que se seguiu ainda em 2022, quando ele foi convidado a compor a campanha da primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra (Cidadania), à Assembleia Legislativa - ele declinou para apoiar o petista.

Instituto Federal

Prefeito de Mauá e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Marcelo Oliveira (PT) esteve em Brasília para debater as tratativas da chegada do Instituto Federal para a cidade em reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Com responsabilidade, estamos empenhados em garantir um futuro melhor para nossos jovens. O Instituto Federal será uma excelente ferramenta para a formação deles. Agradecemos ao presidente Lula por nos ajudar nessa jornada de esperança e trabalho por nossa querida Mauá.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.