Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 5 de janeiro de 2024
Da Redação
05/01/2024 | 09:15
Compartilhar notícia


Júlio Lancellotti – 1

‘Padre Júlio Lancellotti será alvo de CPI na Câmara da Capital’ (Setecidades, ontem). A mim, humana que sou, embrulha-me o estômago a notícia de que o padre Júlio Lancellotti virou alvo de um vereador de extrema-direita. Difícil compreender as razões que levam alguém a despertar tanta ira pelo simples motivo de servir ao próximo, especialmente os mais desassistidos. Ao religioso, todavia, a intolerância deste legislador deve ser causa de esperança. Afinal, não foi o próprio Jesus quem admoestou as boas almas de que, por causa de Seu Nome, “sereis odiados de todos”, conforme se lê no Evangelho de Mateus? Segue o evangelista: “Contudo, aquele que permanecer firme até o fim será salvo”. Não há dúvidas de que, em havendo Céu, o lugar de Júlio Lancellotti está reservado.

Teresa de Fátima Vicks

Santo André

Júlio Lancellotti – 2

Ainda me recordo da entrevista que o padre Júlio Lancellotti concedeu a este Diário em março de 2022. Lembro-me de que devorei, com especial interesse, o livro que ele recomendou na oportunidade, A Loucura de Deus, de Alberto Maggi. Trata-se de profundo estudo sobre o Evangelho de João, considerado o mais revolucionário dos quatro textos canônicos, porque defende que o amor a Cristo só se pode medir pela atuação junto ao próximo, especialmente aos mais desvalidos, e não pela oração. De que adianta frequentar a missa aos domingos e, na saída da igreja, ignorar os irmãos que rogam por uma esmola ou um prato de comida na esquina? Padre Júlio Lancellotti é perseguido pelos vereadores, como Jesus o foi pelos fariseus de sua época, porque dá de ombros à hipocrisia e vive o verdadeiro Evangelho.

Antônio Ozeiro Tabul

Diadema

Júlio Lancellotti – 3

O padre Júlio Lancellotti será alvo de CPI das ONGs na Câmara de São Paulo. Essa notícia traz certo desconforto, preocupação e inquietação. Não estou aqui defendendo o catolicismo; estou escrevendo sobre o homem, o ser humano e o padre. Esse padre que conhecemos, por quem temos gratidão e aprendemos a admirar pela sua entrega e determinação em servir na prática sua profissão de fé. Conhecido pela atuação junto a menores infratores, detentos em liberdade assistida, portadores de HIV/Aids e população de rua, lutando sempre pelo respeito e direitos dos cidadãos. Somos sabedores de que a Câmara de São Paulo pode e deve instalar CPIs e outros instrumentos de investigação, conhecimento, apuração e esclarecimento. Assim como sabemos que – com certeza – devem existir outras, e muitas, prioridades que devem e precisam de CPIs que não trazem constrangimentos. Diante desse fato nos cabe reflexão e indagação: a próxima investigação ou nova CPI será e deverá ser por que o padre Júlio Lancellotti acredita, prega, propaga, se doa e vive na prática a fé em Deus?

Cecél Garcia

Santo André


Júlio Lancellotti – 4

Parabéns para o vereador Rubinho Nunes (Câmara de São Paulo) que conseguiu as assinaturas necessárias para abrir uma CPI para investigar ONGs que atuam na cracolândia. A minha impressão é que, cavando a terra, vai achar muita minhoca escondida.

Walmir Ciosani

São Bernardo

Coleta seletiva

Tenho orgunho de morar em Santo André, que teve um grande esforço de conscentização da população quanto à reciclagem de materiais, diga-se de passagem iniciada com o prefeito Lincon Grilho, a Usina de Reciclagem do Complexo do Aterro Cidade São Jorge. O esforço prosperou e o Semasa continuou. Ocorre que há duas semanas, às quartas-feiras, na Travessa Mário Giorge, Rua Natal e adjacências do bairro Silveria, apesar dos esforços dos dignos cidadãos que separam o lixo úmido dos recicláveis, estes não estão sendo coletados. O que está acontecendo ?

Caio Augusto de Carvalho

Santo André

Cuca

‘Técnico Cuca tem condenação por estupro anulada na Justiça da Suíça’ (Esportes, ontem). E agora, como reparar todos os danos sofridos pelo treinador desde 1987?

Sérgio Pinto

Santo André 2024




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.