Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Mercado de trabalho
Profissionais de TI: cloud computing pode ser diferencial no currículo
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
11/07/2023 | 14:55
Compartilhar notícia
Divulgação


As certificações de cloud computing (computação em nuvem) passaram a ser um diferencial no currículo dos profissionais de TI. Para a BRLink, especializada em serviços de cloud, essa competência é fundamental para quem deseja se candidatar a uma vaga de trabalho no segmento. Tanto é que a empresa incentiva cada vez mais a formação e contratação de colaboradores com essa habilidade. Por meio de projetos, jovens e profissionais já experientes conseguem dar novos rumos à carreira e ainda atender uma demanda de mercado.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

“Esse tipo de formação está requisitada atualmente, e rapidamente as pessoas com essa qualificação serão figuras-chave para qualquer empresa que use plataformas em nuvem, seja para armazenar, seja gerenciar dados na internet”, explica Rafael Marangoni, diretor da unidade de serviços da Ingram Micro Brasil, que adquiriu a BRLink em 2021.

Segundo a Brasscom, o setor de TI no Brasil tem um déficit estimado de 200 mil profissionais, e cerca de 420 mil novas vagas serão criadas até 2024. Como, provavelmente, oportunidades surgirão nesse mercado, os especialistas em cloud estarão um passo à frente dos demais.

Dois exemplos dessa demanda são Roger Silva e Guilherme Bueno, que foram contratados recentemente pela BRLink como analistas cloud. Quando eles perceberam a necessidade de atualização nos seus requisitos profissionais, recorreram ao projeto educacional sem fins lucrativos Escola da Nuvem, que é voltado à qualificação na área de cloud.

“Antes, eu não tinha uma visão clara das diversas opções de carreira disponíveis na área de TI. Agora, percebo que existem inúmeros caminhos promissores a serem explorados”, diz Roger. Já Guilherme lembra que conheceu a Escola da Nuvem por meio de um ex-colega de trabalho. “O conhecimento em cloud computing é extremamente importante para os profissionais de TI e um diferencial no meu currículo”, completa.

Cloud computing é a solução tecnológica que permite o acesso remoto aos múltiplos formatos de conteúdo e serviços online. Essa tecnologia revolucionou e reduziu custos de empresas no que diz respeito a armazenamento de arquivos, processamento de dados ou execução de softwares. Além disso, otimizou a necessidade de espaço físico nas companhias, já que dispensa a necessidade de sistemas, máquinas e dispositivos no local.

Como dados e programas armazenados em cloud ficam hospedados online e são administrados por plataformas multicloud, a modalidade exige especialização de profissionais para funcionamento e manutenção. “A computação em nuvem proporciona muitos benefícios, mas é preciso conhecimento técnico para fazer melhor uso. Os dados brutos não significam nada. Eles precisam ser administrados, analisados e interpretados. Por isso a tecnologia necessita de profissionais qualificados para operá-la”, afirma Marangoni.

“A especialização pode impactar positivamente na gestão, na melhoria e na otimização de custos dos recursos que são utilizados para sustentar o negócio dos clientes”, explica Guilherme. “Eu já trabalhava na área de TI, porém, tinha pouca afinidade com o tema cloud computing. Após conhecer os fundamentos, pude ser apresentado a um novo universo, com diversas linhas de aprendizado que facilitaram meu dia a dia e ajudaram na gestão de recursos que os clientes necessitam”, reconhece.

Roger, por sua vez, destaca sua busca constante por atualizações de habilidades e de conhecimento. “Quero me aprimorar cada vez mais na área de cloud, especialmente em expandir meus horizontes. Pretendo ampliar minhas capacidades na gestão, implementação e monitoramento de ambientes em nuvem, e, consequentemente, tornar-me um profissional mais completo e competitivo no mercado de tecnologia”, conclui.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.