Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
De volta à arena

Corinthians 3, São Bento 2, e o Estádio Anacleto Campanella é inaugurado oficialmente

Ademir Medici
01/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Semana São Caetano 2019 chega ao fim com estas fotos maravilhosas do acervo de Luiz Romano, historiador do futebol do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol). Com as fotos, Romano encaminha a ficha técnica do jogo que marcou a inauguração do estádio.

- AA São Bento 2, Corinthians 3 

- Data: 13-1-1955

- Competição: amistoso

- Renda: Cr$ 152.705,00

- Árbitro: João Etzel

- Gols: Nonô aos 2 minutos, Nelsinho aos 4 minutos, Nardo aos 62 minutos e 63 minutos e Ruiz aos 87 minutos.

- Corinthians: Gilmar (Cerri); Homero e Alan; Olavo (Riveti), Goiano (Walmir) e Roberto (Clóvis); Cláudio (Carbone) (Zezé), Luizinho (Gatão) (Carbone), Baltazar (Paulo), Rafael (Nardo) e Nonô (Simão).

- São Bento: Narciso (Fábio); Elídio e Lamparina (Jorge); Ruiz, Savério (Rubens Almeida) (Brandão) e Diogo (Wallace); Sampaio (China), Bota, Zé Carlos (Gibi), Dema (Elson) e Nelsinho (Carlinhos).

Nomes do estádio

Respondendo a questão colocada pela página Memória, sobre as datas de inauguração do Estádio Anacleto Campanella, Renato Donisete Pinto, também historiador do Memofut, encaminhou as seguintes informações:

O Estádio Anacleto Campanella foi inaugurado em 2 de janeiro de 1955 com a vitória da AA São Bento frente ao XV de Novembro de Piracicaba por um tento. O primeiro gol do estádio foi do atacante Zé Carlos aos 30 minutos do 1º tempo. Este jogo valeu pelo segundo turno do Campeonato Paulista de 1954.

No dia 13 de janeiro aconteceu outra inauguração, o amistoso entre São Bento e Corinthians.

Em 1964 o estádio passou por uma grande reforma para receber os 29º Jogos Abertos do Interior, com a construção das piscinas, quadras de basquete, tênis e do ginásio de esportes. A lei 1267, de 2 de julho de 1964, deu novo nome: Estádio Municipal Lauro Gomes de Almeida. Este nome permaneceu até 1989, quando o estádio voltou a se chamar Anacleto Campanella, fazendo parte do Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida. 

Uma curiosidade: Em 24 de outubro de 1978 foram inaugurados os refletores do estádio num amistoso sem gols entre o Saad EC e o EC Santo André. Desta forma a cidade começou a ter jogos noturnos.

DOMINGO EM MEMÓRIA

Começa a II Semana 

São Caetano 2019

Diário há 30 anos

Terça-feira, 1º de agosto de 1989 – ano 32, edição 7132 

Manchete - Oscar Dias Corrêa, ministro da Justiça, acusa Mailson da Nóbrega, ministro da Fazenda, e pede demissão do governo do presidente José Sarney.

Eleições 89 – Arraes vem até Jânio; Maluf quer nova moeda.

Grande ABC – Rádiotaxi já tem 20 autos em operação.

Tempo – Chuva causa 54 ocorrências na região.

Santo André – Terminou em paz a invasão de um terreno particular no Jardim do Estádio, ocorrida há 12 dias, por 1.600 famílias. 

Estradas – Acidente na SP-31, a Rodovia Índio Tibiriçá, mata três casais.

Em 1 de agosto de...

1889 – Inaugurada a estação ferroviária de Campo Grande, em Paranapiacaba.

1929 – Fundado o EC Vila Conceição, atual AA Diadema.

1934 – J. Hilmann, superintendente da empresa São Paulo Railway Comp., expede circular oficializando a mudança do nome da estação São Bernardo para Santo André.

A íntegra da circular é a seguinte: “Faço público, de conformidade com a autorização do aviso número 2756, de 1º do corrente, do Exmo. Sr. Ministro da Viação e Obras Públicas, que esta companhia, atendendo a reiterados pedidos da Prefeitura Municipal de São Bernardo, mudou o nome da estação de São Bernardo para Santo André, ficando assim de acordo com a denominação do distrito em que se acha”. 

Fonte: “Folha do Povo”, 26-8-1934, ano VII, nº 332 (transcrição de Paschoalino Assumpção, em memória).

2014 – Estado anuncia combate à poluição industrial em Cubatão; chuva ácida castiga a Serra do Mar.

Hoje

- Dia Mundial da Amamentação

- Dia do Selo Postal Brasileiro. Esta data homenageia a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.

Santos do dia

- Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja.

- Esperança

- Caridade

Municípios brasileiros

Celebram seus aniversários em 1º de agosto:

- Em São Paulo, Bauru e Piracicaba

- Em Tocantins, Arraias

- No Maranhão, Caxias

- Em Goiás, Formosa

- No Ceará, Uruburetama

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.