Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Gaeco faz operação sob sigilo na região

O Gaeco ABC, órgão atrelado ao Ministério Público, deflagrou nesta semana operação denominada Expresso

Fabio Martins
29/03/2019 | 07:49
Compartilhar notícia


O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) ABC, órgão atrelado ao Ministério Público, deflagrou nesta semana operação denominada Expresso, tendo como alvo combate à organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro e à corrupção de agentes públicos na região. O envolvimento seria de ligação com a exploração de jogos de azar, considerados ilegais no País. O procedimento de investigação se dá em segredo de Justiça. A operação faz parte de conjunto de medidas articuladas no enfrentamento de delitos dessa natureza no Grande ABC. Entre as ações realizadas, segundo informações, houve mandado de busca e apreensão em imóvel comercial no Centro de São Bernardo. Na ocasião, foram apreendidos cadernos com anotações relacionadas à contabilidade do jogo, aparelho celular e máquina caça-níquel, que servirá como espécie de contraprova para a perícia já firmada no local.

Ressurgindo
O ex-vereador Tiago Nogueira (PT), de Santo André, voltou a aparecer em ambiente fora do meio partidário. Tem utilizado as redes sociais para críticas a algumas ações do governo municipal. Depois de abrir mão de entrar na disputa pela reeleição à Câmara no pleito de 2016, ele acabou perdendo espaço diante da derrota majoritária do prefeito Carlos Grana (PT), que buscava renovar o mandato e do qual integrou o alto escalão da administração – primeiro foi secretário de Relações Institucionais e, posteriormente, assumiu a Cultura. Ex-presidente do PT local, deve ser candidato em 2020 a uma vaga no Legislativo.

Nas divisas
O vereador licenciado e secretário de Segurança de Santo André, Edson Sardano (PTB), e o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), se reuniram, no Palácio da Cerâmica, para tratar de questões ligadas ao setor nas áreas limítrofes das cidades, que têm entre a Vila Palmares, lado andreense, e o Nova Gerty, em São Caetano, pontos sempre abordados em planos conjuntos – o encontro contou também com a presença do deputado estadual Thiago Auricchio (PR), filho do tucano. “Ótima reunião. Discutimos ações pontuais na divisa entre os dois municípios”, sintetizou o republicano.

Também nas divisas
Outra situação em comum em discussão entre Santo André, chefiada pelo atual presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Serra (PSDB), e São Caetano é a viabilidade de construção de piscinão nas divisas. As duas cidades sofreram estragos diante das fortes chuvas na primeira quinzena do mês. A ideia, ainda preliminar, é tratada pelos chefes dos Executivos e foi relatada em evento oficial da Prefeitura são-caetanense, mas não tem data para avanço. O Consórcio tenta, junto ao Estado, tirar do papel a implantação do Piscinão Jaboticabal, entre São Paulo, São Bernardo e São Caetano.

Lista ao Estado
Por falar na entidade regional, o Consórcio aguarda também – além do Jaboticabal – o retorno do governo de São Paulo, gerido por João Doria (PSDB), em relação às pautas apontadas como prioritárias para o Grande ABC. Na lista estão a descentralização da farmácia de alto custo, concentrada hoje apenas no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, e instalação da primeira Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), visando distribuir pacientes das sete cidades às vagas de atendimento nos equipamentos públicos de saúde da região.

Assentos sanitários
O presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), pontuou, em contato com esta coluna, para dar clareza ao assunto, que está em processo na casa a compra de novos assentos sanitários – hoje deteriorados, em sua maioria – em todos os vasos, e que, portanto, não se trata da troca dos vasos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.