Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Participação de Alex ainda é incógnita
Fabio Martins
26/03/2019 | 06:39
Compartilhar notícia


Sinuca de bico. A participação do deputado federal Alex Manente (PPS) no processo eleitoral de 2020 em São Bernardo é incógnita. Recém-eleito, o parlamentar evita antecipar a discussão. Certo é que o ex-prefeito Luiz Marinho (PT, 2009-2016) já tem manifestado interesse em entrar na disputa, contra o provável projeto de reeleição de Orlando Morando (PSDB). E a entrada de Alex nessa briga, na visão de petistas da cidade, impediria polarização já logo no primeiro turno. Em caso de oficializar futuramente a candidatura ao Paço, o cenário reeditaria a corrida de 2008. Por outro lado, pesa também o fato de três derrotas seguidas no pleito majoritário. Há quem diga que Alex deve se manter no posto ao qual foi reeleito para o segundo mandato. Dentro do partido, agora chamado de Cidadania, o vereador Julinho Fuzari se coloca como postulante, só que se cogita alternativa de Julinho mudar de sigla para emplacar esse plano. A conferir. 

Filiação ao PR

Em visita ao gabinete do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PPS), o ex-chefe do Executivo de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (Patriota) confirmou que se filiará ao PR. Ao lado do presidente do partido no município ribeirão-pirense, Nonô Nardelli, Volpi assinalou que vai migrar às fileiras daqui cerca de um mês, com “uma festa”. Em vídeo nas redes sociais, Maranhão ‘apresentou’ Volpi como “um dos melhores prefeitos que o Grande ABC já teve”. “É uma referência para mim.” O ex-prefeito é cotado a participar do pleito majoritário de 2020. Foi sondado, inclusive, para retomar filiação em Mauá, contudo, tende a permanecer em Ribeirão. 

Frente nacional

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) se reuniu ontem em Brasília e formalizou o primeiro dia de encontros do ano, no qual o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), foi eleito como vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do bloco. Os chefes de Executivos sentaram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para debater a reforma na Previdência. O projeto está em tramitação no Congresso, mas ainda sofre resistência. O pacto federativo, visando aumentar a participação dos municípios, é outro ponto de discussões.

Tema em voga

Por falar na Previdência, a Câmara de Mauá, presidida pelo vereador Vanderley Cavalcante da Silva, o Neycar (SD), convocou audiência pública na sexta-feira, para colocar o assunto em debate na casa. A atividade ocorrerá às 19h. O anúncio foi anunciado no site da casa, embora não seja mencionado quem poderá contribuir com a discussão na cidade, a exemplo de um representante do governo federal. 

Debate do Metrô

Ao aderir à proposta do Diáriode levantar a bandeira pelo cumprimento do projeto original da Linha 18-Bronze do Metrô (Tamanduateí-Djalma Dutra), o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), com base eleitoral especialmente em São Bernardo, sugeriu a hipótese da realização de debate para falar sobre o tema. “O Grande ABC é uma das regiões mais importantes do Estado, e acho essencial que os deputados da região levantem essa bandeira (em defesa) do Metrô. Tenho acompanhado o Diário, que poderia chamar os deputados para debate para tratar da Linha 18-Bronze.”

Ex-secretário de Pinheiro

Sobrinho do prefeito de São Caetano Luiz Olinto Tortorello (morto em 2004), Thiago Tortorello, que exerceu posto de secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no governo de Paulo Pinheiro (DEM, 2013-2016), foi nomeado para atuar na Prefeitura de Santo André. Ele vai trabalhar na função de assessor de departamento da Chefia de Gabinete da gestão Paulo Serra (PSDB), no fomento de políticas públicas do mesmo setor que desempenhava na cidade vizinha – a Pasta é chefiada por Ana Cláudia Cebrian Leite. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.