Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Mulheres executivas
Do Diário do Grande ABC
05/03/2019 | 11:05
Compartilhar notícia


As mulheres vêm impulsionando novo modelo social e conquistando novos patamares de liderança nas organizações. No entanto, ainda hoje o público feminino ocupa espaço pequeno nos cargos mais altos. Indico algumas dicas que podem ajudar a transformar esse panorama:

1 – Construa referência de liderança – diante dos desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, é importante escolher uma referência de liderança, tanto masculina quanto feminina e, a partir daí, agregar outras habilidades lendo livros, assistindo a vídeos e palestras e convivendo com outros líderes. Cada interação é uma oportunidade de aprendizagem sobre nova forma de fazer algo. 

2 – Evite fugir do foco principal – nós, mulheres, muitas vezes queremos reforçar nosso ponto de vista, pois costumamos ter a necessidade de compartilhar nossos sentimentos sobre uma situação. Porém, abordar detalhes superficiais não ajuda e pode criar ambiente hostil dentro da empresa, principalmente em cenário dominado por homens. 

Quando apresentamos, se atentar aos fatos e reter esses pensamentos ligados a insegurança são importantes para evitarmos cair em monólogo. Pensamentos destrutivos devem ser eliminados. Já resíduos mentais que podem agregar valor ao serem compartilhados devem ser reciclados em pensamentos positivos de impacto sustentável.

3 – Pratique a mudança de comportamento – um dos maiores desafios que enfrentei durante a minha carreira foi a importância que dava para a aceitação de outras mulheres e, aos poucos, dividindo esse pensamento com outras mulheres, percebi que muitas tinham o mesmo sentimento. 

No entanto, em grande parte das vezes essa competição não se dá com outras mulheres, mas sim de forma individual, é a necessidade de provar para nós mesmas que somos capazes. Para mudar essa rotina, é preciso buscar melhorar os comportamentos a fim de obter melhores resultados, e não para provar ser melhor. Esteja aberta tanto para receber, quanto para dar feedback. 

4 – Aprenda a virar a página – diante da sociedade patriarcal em que vivemos, as mulheres desenvolveram uma maior tendência a se sentirem mal por erros que cometem. Esse comportamento suga a nossa energia e, na maioria das vezes, diminui ainda mais a autoconfiança. Acabamos focando no passado e perdendo tempo precioso. Por isso, a minha dica é: não se sabote! Busque desenvolver a habilidade de transformar rapidamente a palavra ‘culpa’ em ‘aprendizado’, construindo visão de futuro focada na solução.

Luciana Carreteiro é especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança.

Palavra do leitor

Rei do apito

 Seria muita cara de pau da diretoria do Corinthians reclamar contra arbitragem no Paulista por suposto erro contra o São Bento (Esportes, ontem), porque esse timinho sempre foi beneficiado, inclusive tem inúmeros títulos conquistados após ‘enganos’ e é o queridinho dos árbitros Brasil afora. 

Luiz Gomes

 Mauá

Disputa 

 A Prefeitura de São Bernardo faz realmente tudo para ajudar os habitantes. O prefeito falou que ia ser duro contra a Ford. Já aceita a saída! Agora diz que mandou os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Não recebi. O que recebi, dia 26, foi aviso de que se não pago em dez dias da postagem posso ser protestado. Postagem foi no dia 11! Além disso, está na cara que São Bernardo precisa terminar obras iniciadas e não acabadas e, por isso, instalou fábrica de multas com radares para arrecadar. Continuando assim, este governo vai sair com fama quase impossível de ser pior que o anterior. 

Serge R. Vandevelde

São Bernardo

Preferência 

 Finalmente São Caetano se rendeu ao política e hipocritamente correto: pintou faixas para ciclistas em diversas vias de forma a, mesmo aos domingos, tornar o trânsito insuportável e também virar cabide de emprego tal o número de orientadores desorientados – mais preocupados em checar seus celulares do que coordenar meia dúzia de ciclistas. Preferia que prefeito se preocupasse com as calçadas quebradas, inclusive no entorno da Prefeitura, onde minha irmã fraturou o fêmur numa queda. Que os donos de terrenos baldios fossem instados a mantê-los limpos, sob pena de pesadas multas, de forma a manter a população do entorno protegida contra a invasão de ratos e insetos, inclusive escorpiões, que têm aparecido com frequência, causando pânico a moradores. Ou que as árvores grandes e velhas fossem no mínimo podadas, de forma a não causar os transtornos que têm sido frequentes, deixando a população sem energia por grandes períodos. 

Aparecida Dileide Gaziolla

São Caetano

Respeito é bom 

 Verdadeiros milagres acontecendo! Descobriram estado lastimável de inúmeras escolas após décadas? Inacreditável! Por que só agora? Coincidência? Devemos acreditar que as agressões aos mestres irão ter fim, com punição e não simples transferência dos chamados ‘di menó infratô? Não podemos jogar todas as responsabilidades dessas ocorrências passadas ao novo governo, que está tentando encaminhar reformas. É ótima oportunidade para cobrança aos deputados em quem votamos. Também não podemos esquecer que professor não é babá, muito menos agente policial. Há departamentos competentes para cada caso, necessitando, talvez, de maior amparo. Docente tem de ser respeitado. Problema idêntico, aliás, da polícia, onde parte da mídia incentiva, promove e faz apologia a criminosos, vagaus etc, não se sabendo quais objetivos dessas atitudes. 

José Carlos Soares de Oliveira

 São Bernardo

Atores

 A mídia nos informa que o ministro Gilmar Mendes ‘desmanchou-se’ em lágrimas ao apresentar condolências a Lula durante o velório do neto (Política, dia 2). Agora sabemos que o ministro, além de tudo, é também grande ator. Resta saber a título do que ele deu esse ‘showzinho’ grátis para o Brasil. Já o ex-presidente, como não é segredo para ninguém, é artista nato e merecedor de Oscar da academia pelas suas ‘grandes atuações’. Alô, Hollywood.

Maria Elisa Santos

 Capital

Abandonando o barco

 Tendo em vista os últimos e confusos episódios envolvendo a Presidência da República e tudo mais que ali orbita, é quase certo que Sérgio Moro não permaneça por muito mais tempo no governo de Jair Bolsonaro, até porque, está mais do que claro que a inabalável e séria postura ética e moral do ministro não se harmoniza com o atabalhoamento que impera no Palácio do Planalto e adjacências. Fim da história!

José Marques

 Capital

Ricardo Boechat

 Difícil e árduo é o mister de julgar o semelhante. Mais do que simples labor profissional, o exercício dessa nobre atividade constitui verdadeira missão, para cujo desempenho é exigida alta qualificação moral, aprimorado conhecimento jornalístico, além de outros requisitos personalíssimos. Boechat, sem dúvida, reuniu em sua pessoa, graças ao contínuo esforço, aos dotes pessoais e à ajuda divina, as ferramentas indispensáveis ao correto exercício da função jornalística. Para ele, o exercício da informação jornalística era mais que simples profissão, constituía espécie de sacerdócio. O exemplo de cidadão probo e de jornalista incorruptível, que Boechat nos legou, não merece cair no esquecimento ou esperar pela ação deletéria do tempo, que tudo devora, salvo quando se cuida de conservar a memória das pessoas e de seus feitos, dos fatos e coisas do passado. Ricardo Boechat permanece sempre na memória dos brasileiros que lhe conheceram, centralizando atenções e irradiando luz, como astros de primeira grandeza dentro de órbita precisa e imutável. Em homenagem post mortem (posterior à morte).

Francisco Emídio Carneiro

 São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.