Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
Desafios da educação em São Paulo
Do Diário do Grande ABC
24/02/2019 | 12:32
Compartilhar notícia


Artigo

Com 3,5 milhões de estudantes na maior rede estadual pública do Brasil, São Paulo conquistou avanços importantes na área da educação. Mesmo sem ser responsável pelo ensino infantil, apoia os municípios com o programa Creche-Escola, que já entregou mais de 300 unidades. Na outra ponta, seu ensino médio é o mais inclusivo do País, com a melhor taxa de alunos de 15 a 17 anos na série correta.

Professores e funcionários recebem bonificações em dinheiro ao cumprir metas de qualidade. Os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento no Ensino Básico) anunciados em 2016 mostraram que o Estado tinha a melhor educação pública do Brasil, com as melhores notas nos três ciclos do ensino básico – desempenho que ainda não foi igualado nacionalmente.
No ano passado, a atualização do Ideb indicou que São Paulo seguia avançando nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, mas seus resultados nos dois ciclos haviam sido ultrapassados pelo bom desempenho de Estados com redes muito menores. No ensino médio, maior desafio da educação, a rede paulista foi ultrapassada e também teve recuo no índice. Para o Estado com o maior orçamento anual do País para a educação, é claro que o Ideb acendeu luz amarela.

Pelo tamanho de sua rede e pelo número de crianças e jovens que têm na qualidade da educação pública o grande motor de mobilidade social e oportunidades na vida, São Paulo tem a obrigação de ser líder tanto em aprendizagem como na formulação de políticas públicas.

Em 1º de fevereiro, os alunos encontraram a rede motivada e com professores na maioria absoluta das salas de aula, com 99% das vagas docentes preenchidas – o melhor indicador para o início do ano letivo. Garantimos esse índice, em janeiro, recorrendo ao STF para anular decisão que impedia a contratação de professores temporários e ameaçava deixar 60 mil alunos sem docentes em sala.

E, neste mês, convocamos 3.230 professores aprovados em concurso para atuar em classes de 1º ao 5º ano. A educação começa com bons professores, todos preparados, orientados, atualizados e motivados para oferecer condições adequadas de ensino. Ambiente também é essencial. Por isso, até o fim deste ano, 2.100 das nossas escolas passarão por revitalização e pintura.

O programa Escola + Bonita não melhora só a infraestrutura. Oferece à comunidade escolar ambiente organizado, respeitoso, limpo e bonito. Assim, propicia melhor aprendizado para os alunos e ambiente mais adequado a professores e servidores. A rede estadual paulista é universo de 14 milhões de pessoas que se beneficiarão de organização e valorização das escolas.

São Paulo pode fazer mais para que suas crianças e jovens tenham as melhores oportunidades de vida. E vai fazer. Começamos 2019 com foco em multiplicar as oportunidades de aprendizagem. Nenhuma sociedade pode aceitar que criança ou jovem não aprenda. É a qualidade da educação que vai decidir em quanto tempo o Brasil conseguirá, sem desvios, tomar o caminho do desenvolvimento justo e sustentável.

João Doria é governador do Estado de São Paulo.

Palavra do Leitor

Ele disse!
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), manteve a decisão de o presidente Bolsonaro ter de pagar R$ 10 mil de indenização à deputada federal pelo PT do Rio Grande do Sul Maria do Rosário por danos morais. Ele havia dito que ela ‘não merecia ser estuprada’ porque ele a considerava ‘muito feia’ e que ela não fazia o ‘tipo’ dele. Esse é o indivíduo que comanda o Brasil, eleito com mais de 57 milhões de votos. O que você, eleitor de Bolsonaro, faria se ele tivesse dito isso à sua filha, ou à sua mulher, ou, ainda, à sua mãe?
Roberto Carlos de Moura
Diadema

Concordo
Concordo com o leitor Carlos Moia Lima (Sem Mundial. Sem noção!, dia 17) e descordo do leitor Luiz Roberto Batista (Muita inveja. Pouca noção, dia 20). Quem vai sentir inveja de cidadão que, eleito presidente do maior País da América do Sul, se veste como Bolsonaro no dia de discutir pauta tão importante ao povo brasileiro, no caso, a idade para se aposentar? Ainda com artigo falsificado! Esse sujeito não tem noção do que está fazendo lá, não sabe como agir no cargo, não toma uma decisão correta e, ainda bem, já está vendo seu governo ruir. Pior ainda é se existir alguém com inveja de time com Mundial conquistado por fax. Só concordo com o segundo quando diz que o Corinthians só ganha na ‘mão grande’, com ‘apito amigo’. Isso é notório.
Israel Arruda de Medeiros
Santo André

Caça-níqueis
Há pré-primário no trânsito de São Bernardo, e não engenheiros. Colocaram caça-níqueis (radar) escondido para ‘diminuir’ o perigo no trânsito. Claro que não é para aumentar a arrecadação! Falando de perigo no trânsito, à noite, em toda a cidade, tem muitíssimos carros com farol e lanternas quebrados e mesmo com nada aceso! Claro, isso radar não pega. Usar seta também parece que é desnecessário. Também radar não pega. O que já vi foram muitos carros com o aviso: ‘Não quer ser multado? Evite São Bernardo’. E é verdade.
Serge R. Vandevelde
São Bernardo

Culpados
A população de Mauá encontra-se sob riscos. Um deles é o de desastres naturais, como deslizamento que ceifou a vida de quatro crianças, causando dor e sensação de impotência em todos nós (Setecidades, dia 17). Risco que, na verdade, poderia ter sido minimizado se os alertas da Defesa Civil tivessem sido respeitados. Mas, infelizmente, foram ignorados. Outro risco a que a população de Mauá está exposta é o político, cujos sinais o povo vem recebendo diariamente. Assim como as autoridades da cidade não poderão se eximir das responsabilidades, por não darem a devida atenção aos alertas sobre os riscos de deslizamentos, a população também não pode se livrar da culpa por escolher maus políticos para administrar Mauá.
Roberto Canavezzi
São Caetano

Era Vitória
Em São Caetano está difícil. Além de suja e abandonada, conta com prédio na Rua Baraldi, na esquina, onde era o Cine Vitória, que está parecendo o ‘treme-treme’ que tinha na Avenida do Estado, na Capital. Está completamente abandonado, totalmente sujo, cheio de mendigos dormindo e deixando mau cheiro. Não se pode andar ali à noite. E, acima de tudo, sujando o visual, bem no Centro da cidade. A população não aguenta mais isso. Será que alguém ‘ganha’ com aquele prédio?
Miriam Pereira Camacho Bohm
São Caetano
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.