Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Turismo
>
Turismo
Nos passos do carnaval de rua

Em São Paulo, serão 516 blocos até o dia 10 de março; expectativa é reunir 5 milhões de foliões

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
21/02/2019 | 07:12
Compartilhar notícia
Marcos Credie/Divulgação


O Carnaval de rua de São Paulo vem se tornando um dos destinos mais populares para quem quer curtir a Folia com muita agitação. Neste ano, a cidade deve receber 516 blocos, em 556 desfiles e 300 trajetos, de acordo com informações da prefeitura. E já dá para curtir até o pré-Carnaval, pois a programação vai ter início neste fim de semana.

A agente tem atrações até o dia 10 de março e a expectativa é a de que 5 milhões de pessoas participem da festa. As opções vão de eventos na região central da cidade até outras mais próximas do Grande ABC, como os bairros Ipiranga e Mooca.

A recomendação para quem vai aos desfiles é utilizar o transporte público. Partindo de Santo André, a melhor opção é a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que possui integração com a Linha Verde do Metrô na Estação Tamanduateí.

As informações sobre linhas de ônibus da Capital serão divulgadas pelo site da SPTrans (http://sptrans.com.br/) e por agentes, que estarão nas ruas da cidade.

Durante o período, é importante lembrar que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem esquema especial de bloqueios e desvios. Os grandes blocos irão circular na Avenida Brigadeiro Faria Lima – na região da Avenida Juscelino Kubistchek e do Largo da Batata, na Rua da Consolação e na Avenida Pedro Álvares Cabral (Ibirapuera). Como novidade, as avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, Marquês de São Vicente e Tiradentes devem receber desfiles.

Ponto carnavalesco tradicional, a região da Vila Madalena irá adotar mais uma vez o modelo de ZAE (Zona de Atenção Especial), com o fechamento do quadrilátero formado pelas ruas Wisard, Girassol, Inácio Pereira da Rocha, Morás e Simão Álvares.

Festa com animação nordestina

Para quem já está no aquecimento da Folia, ou vai trabalhar no Carnaval, boa opção são os blocos que desfilam neste fim de semana. Dentre as opções estão o Frevo Mulher, com Elba Ramalho, que sai no sábado na região do Parque do Ibirapuera, e o Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu Valença no mesmo dia. Além disso, o Casa Comigo e o Monobloco, que agitam o domingo, também são destaques.

A festa é iniciada com uma das maiores estrelas do Carnaval do Recife, no Pernambuco, Elba Ramalho, com o bloco Frevo Mulher. O desfile, que terá cerca de duas horas, começa a partir do meio-dia, na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente à Praça do Obelisco, Parque do Ibirapuera.

A expectativa é a de que a cantora apresente mais de 30 músicas de repertório que percorre toda a sua trajetória, relembrando os maiores sucessos da carreira e trazendo a mistura do sertão com as grandes cidades.

Logo depois, às 14h, Alceu Valença assume a Folia no comando do Bicho Maluco Beleza. O desfile do bloco sai do mesmo ponto do anterior, no Ibirapuera. O público pode esperar canções como Me Segura Que Senão Eu Caio, Beijando a Flora, Diabo Louro, entre outros.

Além disso, sucessos da carreira de Alceu ganham novas versões. A música Tropicana, por exemplo, recebe ritmo de frevo, já Anunciação acentua a influência do afoxé, e Belle de Jour, contornos de ciranda.

O Casa Comigo, fundado em 2013, faz o seu tradicional desfile também no sábado. No ano passado, reuniu 750 mil pessoas e é conhecido pelo grande número de ‘noivinhas’ fantasiadas em referência ao nome do bloco.

Neste ano, o tema da celebração é o amor pelo Carnaval de rua de São Paulo. O grupo Demônios da Garoa, que gravou a música-tema, também vai se apresentar. A cantora Mariana Aydar participará pelo segundo ano consecutivo. A concentração acontece a partir das 11h, na Avenida Faria Lima, 432, em Pinheiros.

Para quem está no pique, no domingo o Monobloco é uma boa pedida. Um dos mais tradicionais da festa do Rio de Janeiro, anima a região da Vila Mariana a partir das 13h. O trio parte da Avenida Pedro Álvares Cabral e vai até a Praça Armando de Sales Oliveira.

Repertório para todos os gostos

Para curtir bastante a festa, há atrações para todos os gostos e em lugares diferentes. A partir do dia 2 de março, até a pós-festa que acontece no fim de semana, entre 9 e 10 de março há opções como o Bloco da Preta, que desfila pela primeira vez em São Paulo, além da Pipoca da Rainha, com Daniela Mercury, e o tradicional Domingo Ela Não Vai.

O trio elétrico do Bloco Lua Vai, focado no pagode dos anos 1990, desfilará no dia 4 de março e, no dia 5, será a vez do Agrada Gregos, bloco com forte presença do público LGBTQI, e do Domingo Ela Não Vai, que celebra o axé da década de 1990. Estes percorrerão o Centro de São Paulo. Ambos desfilarão pela Avenida Tiradentes, que compõe pela primeira vez a lista de trajetos oficiais da Folia.

Todos eles são classificados pela prefeitura como megablocos, ou seja, que atraem o maior número de foliões, que podem ficar em torno de 500 mil pessoas.

Já no pós-Carnaval, no domingo 10 de março, há o desfile do Bloco da Preta, sob o comando da cantora Preta Gil, a partir das 13h, na Vila Mariana. O desfile da Orquestra Voadora acontece às 14h do mesmo dia, na região da Praça da República. A proposta do bloco é apresentar releituras de hits e clássicos das músicas internacional e nacional, além de composições autorais na base de instrumentos de sopro e percussivos.

Fechando o calendário oficial da cidade, Daniela Mercury desfilará com o bloco Pipoca da Rainha na Rua da Consolação, às 14h no domingo, encerrando o desfile de megablocos da região da Praça da Sé.

PRÓXIMO DO GRANDE ABC
Para quem prefere não se arriscar na região central de São Paulo, há blocos em bairros mais próximos do Grande ABC, como na Mooca e no Ipirança. O Bloco Ritaleena, que homenageia a obra da roqueira Rita Lee, parte da Rua Borges de Figueiredo, na Mooca, às 15h. O tema de 2019 é Mutante e vai entrar com tudo na fase mais psicodélica da cantora, que já deu as bênçãos para a iniciativa, citando o bloco na sua autobiografia.

Já no Ipiranga há opções a partir deste domingo, como o Bloco Folia sem Fim, que parte às 15h da Rua São Silvestre e percorre a Rua São João Clímaco, uma das principais do bairro.

No pós-festa, o Bloco da Vaca, que sai da Rua Costa Aguiar, às 13h, celebra a ressaca da festa no dia 10, domingo.

Mesmo sem desfiles oficiais, região tem opções para toda a família

Pelo terceiro ano seguido, as cidades do Grande ABC não vão sediar desfiles oficiais. Mas isso não significa que não haverá opções para quem ficar por aqui.

Em Santo André, a programação começa neste fim de semana nos 12 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que terão festas com marchinhas antigas e sucessos do Carnaval, que começam às 10h. Cada unidade terá uma programação própria.

No domingo, tem início a segunda edição do Bloco Vem para os Parques, a partir das 14h. O percurso tem início no Parque Celso Daniel (Avenida Dom Pedro II, 940) e vai até o Parque Central (Rua José Bonifácio), com o embalo de carro de som.

Em Paranapiacaba, o Bloco Paranafolia inicia a festa no dia 3, domingo, com concentração no Largo dos Padeiros, às 14h . O tradicional Bloco das Bruacas desfila na segunda-feira, dia 4, a partir do meio-dia, com concentração no Bar do Campo, seguindo para as principais ruas da vila.

O São Bernardo Plaza Shopping prepara dois bailes infantis de Carnaval, com entrada gratuita. Na praça de alimentação haverá oficina de máscaras para as crianças, além de várias brincadeiras acompanhadas por monitores. Os eventos acontecem nos dias 23 de fevereiro e 2 de março, das 14h às 16h.

Na cidade, a Prefeitura organiza o Bloco da Prevenção, neste sábado. A concentração será na Praça Lauro Gomes e seguirá até a Rua Marechal Deodoro, no Centro. Com expectativa de 700 participantes, a iniciativa visa a conscientização sobre os perigos das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Em São Caetano, a festa começa neste domingo na Praça dos Imigrantes, no bairro Olímpico. As atividades são gratuitas e acontecem das 10h às 18h. Haverá customização de fantasias e marchinhas de Carnaval.

Em Ribeirão Pires haverá programação cultural na Vila do Doce. Com entrada gratuita, serão realizados diversos shows musicais de axé, sertanejo e marchinhas na praça central da vila. A programação começa no sábado, dia 2, às 16h. O Bloco Pé na Jaca encerra a festa, a partir das 17h do dia 5.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.