Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
À espera da próxima tragédia
Do Diário do Grande ABC
20/02/2019 | 14:48
Compartilhar notícia


Começamos o ano assistindo estarrecidos e de corações partidos ao resgate de corpos vítimas da negligência. Por trás de cada nome divulgado no noticiário uma vida toda de sonhos que foi bruscamente interrompida. A barragem de Brumadinho rompeu por uma série de fatores que resultaram no mar de lama que colocou ponto de interrogação na cabeça de todos. De quem é a culpa de tudo isso? Como, após dois anos da tragédia em Mariana, nada foi feito?

Ainda com as chagas abertas e bombeiros trabalhando para amenizar a dor das famílias que até o momento não tiveram os corpos dos seus familiares localizados, assistimos atônitos aos ferros retorcidos no CT (Centro de Treinamentos) do Flamengo, no Rio de Janeiro. 

Esse incêndio tirou mais do que dez possíveis promessas do futebol brasileiro, levou filhos dedicados que venceram inúmeras peneiras e enchiam de esperança e orgulho suas famílias. Aqueles meninos mal sabiam que estavam entrando para o lugar que tiraria suas vidas em mais uma tragédia anunciada. Foram dezenas de autos de infração, lacração e processos. Faz puxadinho aqui, estica mais um pouco ali e, no fim, dezenas de garotos dormiam em containers de metal sem as devidas condições de segurança. Esse incêndio traz à memória dúvidas não respondidas em outra terrível tragédia ocorrida há alguns anos na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul.

Nada acontece por acaso. Acreditar em fatalidade diante dessas e de outras tantas tristes histórias é simplificar série de problemas que batem às nossas portas diariamente e muitas vezes nem nos damos conta. 

Em São Caetano quase todas as escolas públicas e clubes esportivos não têm o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB, o mesmo laudo que faltava no CT do Flamengo. 

São aproximadamente 20 mil crianças estudando em espaços sem garantias de que estão seguros e preparados para qualquer imprevisto que a vida nos reserve. Mais umas centenas de pessoas que utilizam as piscinas dos clubes e os salões de festas.

Deste modo, sem ser alarmista, é preciso dizer que convivemos ao lado do iminente risco em nossa cidade. Aliás, quem não se lembra do fogo que consumiu o arquivo, o refeitório e a garagem municipal, na Avenida Presidente Kennedy, há alguns anos?

O discurso que as providências sempre estão sendo tomadas é corriqueiro. Assim como a contínua situação de ilegalidade que esses espaços permanecem funcionando. A atenção dos órgãos de fiscalização deve ser constante, ininterrupta e rigorosa. 

Até quando ficaremos esperando solenemente a próxima tragédia? Que nossas orações e preces nos protejam para que não sejamos os próximos a chorar a perda de familiar querido. 

Fabio Palacio é advogado e engenheiro civil.

Palavra do leitor

Político em excesso – 1 

 Acompanhando as notícias políticas cheguei à conclusão de que quem atravanca o desenvolvimento do Brasil são os aposentados ou aqueles que estão para se aposentar. Ministros, senadores, deputados federal e estadual e vereadores, com todos seus assessores e mordomias, esses, sim, dão ‘lucro’ incomensurável à Nação. Está na hora de o povo ficar sempre atento, para que nas próximas eleições voltem a fazer nova limpeza nos meios políticos e de todos que querem se beneficiar de cargos públicos e suas benesses. Porque é com paciência, dignidade e amor à Pátria que iremos construir um Brasil realmente mais justo para nossas futuras gerações. 

Sérgio Antônio Ambrósio 

 Mauá

  

Político em excesso – 2 

 Para a Previdência Social não falir, segundo nosso governo, a reforma previdenciária é inevitável e urgente. Mas e os nobres senadores, deputados federais e estaduais (é muito deputado), que custam bilhões aos cofres públicos, continuarão com tantos vergonhosos e injustificáveis privilégios? É justo políticos serem tratados em hospitais de primeiro mundo com nosso dinheiro, enquanto morremos sem atendimento nos hospitais públicos abandonados e lotados, sem remédios e sem médicos? É essa ‘democracia’ que elogiam, defendem e gostam.

Nilson Martins Altran

São Caetano

A quem recorrer?

 Calvário sem fim. Esse é o destino da Rua Pindorama, cuja necessidade de reparo vem de meses e a Prefeitura de Santo André não faz nada a respeito. Quantas vezes mais teremos de reportar o problema e sermos ignorados por Paulo Serra e sua decepcionante administração? O local está abandonado, é perigoso para motoristas e pedestres e não dá para compreender o porquê de o Paço não tomar providência. A Prefeitura se vangloria de coisas que não cumpre. Prometeu resolver o problema em dezembro e até o momento, nada. Tamanhos descaso e omissão não têm desculpa. É inadmissível que em mais de dois anos de gestão equipe que criticou duramente seus antecessores não é melhor em nada. Pelo visto, a Rua Pindorama vai permanecer na situação lamentável em que se encontra, porque, inexplicavelmente, a administração de Santo André não fará coisa alguma. 

William Borges

Santo André

Muita inveja. Pouca noção 

 O leitor Carlos Moia Lima, em sua carta (Sem Mundial. Sem noção, dia 17), referindo-se ao presidente Bolsonaro como ‘Bozo’, demonstra claramente ser petista e por isso não merece qualquer atenção ao que fala. Com referência ao Palmeiras, como todo bom petista o nobre leitor deve ser corintiano, que todo mundo sabe, só consegue ser campeão na ‘mão grande’, com o ‘apito amigo’. Sobre o Brasil ser desrespeitado no Exterior não se ‘amofine’, você não tem noção do que fala, pois, depois de tsunami chamado PT, que jogou o Brasil para o fundo do poço, agora é que começa a recuperar o respeito como País sério. Resumindo: só faltou o leitor tecer elogios a Hugo Chávez, Nicolas Maduro, Fidel Castro e outras cositas más. Ele, sim, totalmente sem noção!

Luiz Roberto Batista

 São Bernardo

Outra farra 

 Eis que Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, é detentor de tesouro que supera a casa dos R$ 100 milhões, diz a Operação Ad Infinitum, fase 60 da Lava Jato. Ele guardava fortuna em dois endereços em São Paulo, sendo casa na Vila Nova Conceição e apartamento na Avenida Brigadeiro Luis Antônio. Por vezes colocava a grana para tomar sol com medo de que notas embolorassem. Desde 2010 essa farra envolvendo também a Odebrecht vem dando drible na Justiça e o dinheiro nessas alturas já deve ter criado asas. São quase dez anos, tempo suficiente para fazê-lo sumir. Caberá ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) investigar o caminho dele, pois dentro em breve a operação poderá chamar-se Ad aeternum, pois presos são soltos, dinheiro some e o Brasil dá mais um passo atrás. Que vergonha!

Izabel Avallone

 Capital

Matança 

 Ontem pela manhã registrei com fotos e vídeo verdadeiro extermínio de árvores pequenas e saudáveis, cheias de flores e frutos no Parque Prefeito Celso Daniel, em Santo André. Conversei com o funcionário da Prefeitura que estava cortando as arvorezinhas, e ele disse que estava cortando para melhorar a visibilidade, porque o número de roubos e assaltos estava muito elevado no parque. Ou seja, a Prefeitura de Santo André manda cortar pela raiz árvores saudáveis, ao invés de melhorar o policiamento do parque. 

Renata Miatto Micheletti

 Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.