Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
ETI e o parque industrial do Grande ABC
Ademir Medici
26/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao formar a sua primeira turma de mecânicos, funileiros, soldadores, retificadores, torneiros, ferramenteiros – esta uma profissão nobre –, a ETI Lauro Gomes, de São Bernardo, atendia a uma preocupação do parque industrial do Grande ABC.

Era 1968. Naquele ano, o bissemanário News Seller se transformava no Diário do Grande ABC. Tudo era crescimento. Nossos entrevistados, professor Jamil Luchezi e Valter Romero, lembram que as indústrias mantinham escolas internas para também formar aqueles profissionais. Só a Volkswagen empregava 54 mil pessoas.

A ETI Lauro Gomes, então, nasceu forte. Cada formando era imediatamente absorvido pelo parque industrial. São Bernardo e o Grande ABC respiravam desenvolvimento.

Os 50 anos da primeira formatura da ETI Lauro Gomes

Homenagem aos pioneiros, recado aos contemporâneos

Entrevistados: professor Jamil Luchezi e Valter Romero

No ar pelo DGABC TV

Sintonizem: www.dgabc.com.br

Furacão, a dupla

Texto: Milton Parron

Nos arquivos registrados no Cedom, que é o Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes, existem centenas de programas da emissora, preservados com muito carinho, alguns nem mesmo foram ao ar. 

Entre as preciosidades, os sertanejos predominam bastando citar entre estes, Na Beira da Tuia, Brasil Caboclo, Onde Canta o Sabiá e Na Serra da Mantiqueira. 

De todos eles participaram os irmãos Perez, João e José – João era o Tonico e José, o Tinoco, a maior dupla caipira que o Brasil já revelou. 

De vários desses programas foram extraídos trechos de entrevistas, depoimentos e músicas cantadas pelos saudosos artistas. Este material, devidamente reeditado, vai encher de saudades os corações dos ouvintes.

EM PAUTA

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Tonico e Tinoco vivem.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br .

Começa a III Copa Tulica de Futebol Senior

Texto: Mauricio Silva

Hoje, a segunda rodada, no Campo Distrital do Nacional: às 8h, Humaitá x Reapar; às 9h20, Nacional x Santo André; às 10h40, Icontafisco x Ipanema. Folga: Águias de Nova Gerty.

Resultados da primeira rodada, sábado passado: Ipanema 1, Santo André 0; Reapar 0, Icontafisco 6; Humaitá 2, Águias de Nova Gerty 1.

Este zine faz 20 anos

Renato Donisete expõe o número 35 da sua revista Aviso Final – e já saiu o número 36. Ele participou do encontro dos escritores organizado pela Editora Matarazzo, em parceria com o Diário, segunda-feira no jornal.

A zine Aviso Final divulga o trabalho das bandas punk/HC do Grande ABC. Imagine a riqueza desta coletânea! Renato Donisete também colabora com a revista Raízes, da Fundação Pró-Memória de São Caetano, destacando o futebol da cidade. E faz parte do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol).

Interação com Facebook

‘Divórcio, a transição do casamento’

Após 20 anos de tenebroso casamento, marcado por terríveis crises, os cônjuges chegam ao consenso mágico e se posicionam a favor da transição, democrática maneira de se obter a liberdade pela via indireta do divórcio.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 26 de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 26 de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6972

Manchete – Governo congela casa própria pelo valor de janeiro

Cinema & Religiosidade – O filme A Última Tentação de Cristo, do norte-americano Martin Scorsese, estreia em cinemas da região e de São Paulo, após dois adiamentos.

Polícia – Pela décima vez a casa da Rua Vicente de Carvalho, 470, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André, foi invadida por um veículo. Desta vez foi um caminhão.

Em 26 de janeiro de...

1919 – Visita Santo André o agricultor Gustavo Thompson Doriem, estabelecido no município de Conceição da Serra, em Minas Gerais.

No dia 22 embarcaram pelo vapor ‘Plata’, com destino ao Brasil, vários médicos que formaram a Missão Médica durante a guerra na França.

1954 – Cardeal dom Jayme de Barros Câmara, arcebispo do Rio de Janeiro, visita a comunidade ucraniana de São Caetano.

Santos do Dia

Timóteo e Tito (Palestina, século I), discípulos de Paulo.

Paula de Roma

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Santos, elevado à vila em 1545. 

Além de Santos, outros 29 municípios brasileiros celebram aniversários em 26 de janeiro.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.