Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Presentes de Natal para sua carreira!
Por Cíntia Bortotto
24/12/2018 | 07:20
Compartilhar notícia


Muitas pessoas acham que, no fim do ano, o melhor presente é alguma coisa que você vai usar ou comer. Eu diria que o melhor presente que uma pessoa pode ter é conhecimento. Por isso, o investimento no autodesenvolvimento é tão importante. Todo ano a gente deveria reservar uma parte dos nossos recursos para investir em nós mesmos. Uma forma de a gente ajudar as pessoas que estão ao nosso redor com este processo é presentear com coisas que estimulem a aquisição do conhecimento. É algo que ninguém pode tirar deles. E que presentes você pode dar para estimular?

Vamos falar em cinco livros
Neste mundo novo de tanta transformação digital e velocidade diferenciada, um livro muito importante é Organizações Exponenciais, que traz muitos conceitos importantes para este mundo novo, quando vemos as empresas se transformando. Outro é Reinventando as Organizações, de Frederic Laloux, que fala muito de cultura neste mundo de transformação digital como conversamos sobre cultura e comportamento.

Um terceiro é Mindset, de Carol S. Dweck, que fala do pensamento de crescimento. É teoria de uma norte-americana que estudou os alunos que mais tinham facilidade de aprender e, em geral, não tinham mentalidade fixa. Este estudo embasa vários outros e mostra como lidar com a frustração de uma maneira positiva, como uma forma de sempre aprender.

Para quem é muito focado no trabalho, isso também não é saudável. Vale a pena abrir a mente para outros temas. Os dois livros que indico é Sapiens e Homo Deus, de Yuval Noah Harari, que falam um pouco da história da humanidade e valem muito a pena para as coisas do dia a dia.

Vamos falar de cinco cursos
Há os mais diferentes tipos de investimentos neste campo. Para quem procura coisas mais acessíveis, sugiro a Udemi, uma plataforma bacana, com muita coisa bacana de especialistas em tecnologia, comportamento. Tem um curso de programação neurolinguística muito interessante.

Vale a pena também uma formação em coach, mesmo que você não vá atuar como coach, pois é uma forma de você se ajudar. Pode ser muito positivo para 2019.

Cursos mais executivos em universidades de renome são muito interessantes. Se você não quer sair do Brasil, sugiro a Fundação Dom Cabral, com muitos insights e diferentes programas.

Para quem quer fazer curso fora sem investimento muito alto, vale procurar parceria com a Fundação Getulio Vargas e conhecer campus no Exterior. Existem muitos módulos internacionais.

Fazer cursos relacionados a metodologias ágeis ajudam a entender mais o mundo novo e ajudam qualquer área e qualquer negócio.

Vamos falar de cinco viagens
Mundo novo: o Vale do Silício continua sendo um lugar interessante para visitar e entender o movimento dos negócios onde as pessoas compartilham, colaboram e trabalham em rede.

Israel também já é um grande núcleo de inovação e tecnologia (além de ser um dos berços da civilização). China também vem se mostrando um player importante no mundo dos negócios, e entender como eles funcionam faz muita diferença.

Se você quer entender mais do que nos fez chegar até aqui, há também viagens importantes para o mundo dos negócios. Um dos corações da Europa para negócios é o eixo França-Inglaterra. Nova York ainda é um centro muito importante, e entender o que se fala por lá, para você ter assuntos quando se conversa com grandes executivos, também é importante para seu desenvolvimento.

Cinco reflexões para fazer
Ficam aqui também questionamentos. Reflita:
– Do que eu me propus neste ano, o que eu consegui alcançar?
– Do que eu alcancei, o que eu usei? Quais foram minhas fortalezas?
– Do que não alcancei, quais os pontos falhos? Tem a ver com desenvolvimento?
– O que tenho que desenvolver?
– Quem pode me ajudar neste processo?
Desejo um Feliz Natal e muito sucesso e desenvolvimento para 2019!
Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.