Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Cultura & Lazer
>
Artes visuais
Intervenções que viram peças artísticas

Santo André recebe Mostra Internacional de Arte Postal no Salão de Exposições do Paço

Vinícius Castelli
12/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Trabalho que surgiu na metade do século passado, quando artistas do mundo passaram a se corresponder por postais e a criar intervenções artísticas nos mesmos, a arte postal ganha outra exposição em Santo André. 

A cidade recebe até dia 8 de fevereiro a Mostra Internacional de Arte Postal, que toma conta do Salão de Exposições do Paço Municipal, com entrada gratuita. Ela é ilustrada por 30 trabalhos de artistas de todo o Brasil e do Exterior enviados com exclusividade para o evento.

O tema do ano é ‘Eu no Mundo, o Mundo em Mim’. Segundo a organização, a sugestão foi a de provocar reflexões sobre os diálogos interculturais. Tem peças de nomes da região como Tony Gonzagto e Zhô Bertholini. Junto do Salão de Arte Postal, o espaço recebe também a Mostra Internacional de Vídeo, também com o tema ‘Eu no Mundo, o Mundo em Mim’.

“Essa mostra de arte postal, no começo, acontecia no Teatro Carlos Gomes e depois veio para o Salão do Paço”, conta Reinaldo Botelho, coordenador de artes visuais da Secretaria de Cultura de Santo André.

No total são 22 anos de edições, formando acervo grande. E pensando nisso, Botelho teve a ideia de vasculhar o que estava guardado e colocar novamente aos olhos do público. “Tem muita coisa de artistas importantes, internacionalmente conhecidos”, explica ele.

Tanto que, junto das peças inéditas, a mostra conta com cerca de 300 obras do acervo andreense. Há artes assinadas por Paulo Bruscky, Luiz Mott, Edgardo-Antonio Vigo e dos coletivos artísticos Grupo Fluxus – do qual participava a mulher de John Lennon Yoko Ono – e Kursi Koolkond.

Botelho diz ainda que quando se trata de arte postal, muitas das produções não são de pessoas que tenham a produção artística como forma de vida. “É muito democrático”, diz. Para a produção pode se usar foto, carimbo, colagem, folha de árvore. “Isso cria identidade”, conta.

Ele explica que a ideia, agora, é fazer com que o acervo de obras de arte de Santo André, e não só o de postais, passe a ser visto com frequência pela população. “Temos peças de João Suzuki, Luiz Sacilotto, Maria Auxiliadora e tantos outros. Há muita coisa guardada e que pode ser exposta aqui, nas outras cidades da região, em São Paulo e em outros países. É uma iniciativa que vai se expandir. Acervo guardado não é valorizado.”

Mostra Internacional de Arte Postal – Exposição. No Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André – Praça 4º Centenário. Até dia 8 de fevereiro. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.