Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Citroën realiza venda de carro por meio de um chatbot
Da Redação
Do Garagem360
07/12/2018 | 15:48
Compartilhar notícia


A Citroën confirmou sua primeira comercialização de um automóvel intermediada por meio de um chatbot – assistente virtual que simula uma conversa humana – no mundo. O robô, chamado Jean, foi a responsável por levar um cliente brasileiro ao site de pré-reserva do C4 Cactus. O processo começou com o auxílio do bot no Facebook Messenger, que conduziu o cliente até o site de pré-reserva da marca, onde a transação foi concluída após o pagamento de um sinal.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Chatbot Citroën

O dispositivo foi desenvolvido pela Citroën do Brasil em parceria com empresa de tecnologia Smarters e a BETC/Havas – especificamente para o lançamento do novo modelo no País. O objetivo foi de possibilitar o atendimento contínuo dos consumidores em qualquer horário ou dia, além de apresentar os principais atributos do veículo e conduzir o cliente ao portal da marca.

Como uma espécie de consultor de vendas, a ferramenta se baseia no uso da inteligência artificial para responder de forma assertiva questões relacionadas ao design, tecnologia, conforto, segurança, localização de concessionárias, test-drive e demais assuntos atrelados a compra do SUV.

LEIA MAIS: De AC/DC a Banda Eva: veja músicas para cair na estrada

Jaguar I-Pace conquista 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP

O chatbot ainda permite usar o Messenger para enviar respostas customizadas para cada perfil de usuário e estabelecer conversas em linguagem natural. Isso é possível pelo uso de uma tecnologia de compreensão de textos conhecida como NLP – Natural Language Processing. “Desenvolvemos uma ferramenta para tratar cada cliente como único, ao mesmo tempo em que ela auxilia o consumidor a fazer a compra de qualquer local, dia ou horário, mesmo em uma grande escala de demanda”, explica Alessandra Souza, Diretora de Desenvolvimento do Negócio Peugeot/Citroën.

Ela lembra que o bot, a cada interação, amplia o seu repertório e apreende diferenças e sutilezas da comunicação humana, incluindo emojis, expressões, tons, emoções, regionalismos, abreviações, coloquialismos e até erros de escrita.


Na galeria, veja os carros testados pelo Garagem360.

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.