Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Turismo
>
Em Portugal
Confira rotas para viajar de carro pela Ilha da Madeira
07/12/2018 | 12:18
Compartilhar notícia


Viajar de carro pela Ilha da Madeira, em Portugal, é uma delícia. Além da vista, é possível apreciar a gastronomia e a cultura rica da região. Favorece o fato de o território ser relativamente pequeno – a ilha principal tem 740 quilômetros quadrados –, com belezas naturais por toda sua extensão.

Viajar de carro pela Ilha da Madeira: roteiro

Em Funchal, a capital, estão as principais atrações. O Monte oferece uma vista belíssima da cidade e do mar. Há ainda diversos outros lugares que valem a visita, como o Jardim Tropical Monte Palace, o Jardim Botânico da Madeira, e o Parque de Santa Catarina.

Divulgação
Jardim Monte Palace é uma das atrações de Funchal |Divulgação

Jardim Tropical Monte Palace é uma das atrações de Funchal

Quem é fã de futebol pode conferir o Museu CR7, dedicado ao jogador Cristiano Ronaldo. Na cidade, também estão os fortes São José, Nossa Senhora da Conceição e São Tiago, além do Mercado dos Lavradores, que comercializa, principalmente, frutas e flores exóticas.

LEIA MAIS: 5 RESERVAS NATURAIS PARA CONHECER NA ILHA DA MADEIRA
CONHEÇA MUSEUS DE ARTE NO ALENTEJO QUE VALEM A VISITA

Pertinho dali, em Câmara de Lobos, fica o Cabo Girão, mirante mais famoso da Ilha da Madeira. Ele tem uma parede rochosa de 580 metros debruçada sobre o oceano. O local conta com uma passarela com piso transparente, chamada de skywalk.

O Curral das Freiras, único ponto da ilha de onde não se pode ver o mar, e o Estreito de Câmara de Lobos, onde se fabrica o vinho Madeira, também merecem uma visita demorada.

Divulgação
Do mirante Cabo Girão é possível ter uma bela vista da cidade |Divulgação

Do mirante Cabo Girão é possível ter uma bela vista da cidade

A 20 quilômetros dali está Ponta do Sol, o ponto mais quente da ilha, ideal para aproveitar um dia de sol. Já Calheta tem casinhas que se perdem entre bananeiras, vinhas e plantações de cana. Uma boa pedida é o Centro das Artes “Casa das Mudas”, onde acontecem exposições de arte, apresentações de peças de teatro, espetáculos musicais, entre outros.

Piscinas naturais

Já na parte noroeste da Madeira está Porto Moniz, com suas piscinas naturais imperdíveis, formadas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente.

Ao lado está São Vicente, que tem uma extensa área da Floresta Laurissilva, classificada como Patrimônio Natural da UNESCO. É lá também que ficam as Grutas e o Centro de Vulcanismo, com diversas passagens subterrâneas de origem vulcânica.

A charmosa Santana está a quase uma hora de São Vicente, e guarda os pontos mais altos da Madeira, Pico Ruivo, Pico das Torres e Pico do Areeiro. Todos são ótimas opções para quem gosta de caminhadas na natureza. Na cidade, há casinhas típicas que chamam a atenção, com formato triangular e revestidas de colmo.

Para fechar o roteiro de quem deseja viajar de carro pela Ilha da Madeira, apenas 25 quilômetros separam Santana de Santa Cruz, com monumentos da época da colonização, como a Igreja de São Salvador. Lá estão a belíssima praia do Garajau, com uma reserva natural excelente para a prática de mergulho, e o único parque aquático da ilha, o Aquaparque.

Divulgação
Reserva em Garajau permite a pratica de mergulho e outras atividades aquáticas |Divulgação

Reserva em Garajau permite a pratica de mergulho e outras atividades aquáticas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.