Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Automóveis
>
Alerta
Festa segura

Bebida alcoólica e direção de veículos não combinam; no fim de ano é preciso ter cuidado redobrado

da Redação
07/12/2018 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Chegou o fim do ano, e com ele, as festas de confraternização das empresas e a intensificação da famosa happy hour com os colegas de trabalho após o expediente. Aperitivos e bebidas alcoólicas costumam fazer parte desses encontros. O clima de festas nem sempre combina com o ato de dirigir. Para não colocar em risco a segurança no trânsito, é recomendável que se deixe o carro em casa e opte por outras formas de transporte, como os aplicativos, táxis ou até ônibus, trens e metrôs.

A Lei Seca é conhecida pela tolerância zero. Isso significa que não existe qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitável pela legislação, nem mesmo uma ou duas latinhas de cerveja. O álcool reduz os reflexos, a capacidade de reação do condutor e dirigir exige máxima atenção. E não adianta tentar burlar o bafômetro na hora de fazer o teste ao ser abordado em uma blitz.

“Vale lembrar que a simples recusa a se submeter ao teste já gera a multa de quase R$ 3.000. Entretanto, o maior prejuízo, com certeza, é provocar um acidente e ferir alguém ou se machucar, algo que poderia ser evitado chamando um carro por aplicativo, por exemplo”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo).

E não se engane: dizer ao policial que comeu um bombom com licor na festa da empresa ou que apenas fez uso de antisséptico bucal após a refeição não vai colar. O bafômetro mede o álcool ingerido que passou para a circulação sanguínea e para o sistema respiratório. Nesses casos, pela baixa concentração alcoólica nesses produtos, o álcool fica presente apenas na mucosa bucal e some rapidamente.
Ninguém vai querer terminar o ano com uma dívida de R$ 2.934,70 ou na delegacia.

Isso mesmo, além da multa, quem apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste comete automaticamente crime de trânsito, mesmo que não tenha se envolvido em acidente. Além disso, o condutor multado por alcoolemia neste fim de ano terá de passar 2019 sem dirigir, pois a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é decretada pelo período de 12 meses.

IMAGEM ARRANHADA
Além de ser irresponsável e perigoso dirigir depois de beber, o excesso de consumo de bebida alcoólica pode prejudicar a imagem do funcionário na empresa. Apesar de ser um momento de descontração, ainda assim é um evento de trabalho e exige um comportamento adequado.

Então, independentemente de a festa ser promovida dentro da empresa ou em ambiente externo, como um barzinho, o ideal é apresentar boa postura, ter conversas leves e manter contato agradável com colegas e superiores. E, obviamente, se beber, não dirigir.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.