Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Política
>
Eleições
Com 18 votos, Pedrinho Botaro é eleito presidente da Câmara de Santo André

Líder do governo Paulo Serra (PSDB) vai exercer primeiro mandato

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/12/2018 | 16:16
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/Banco de Dados


Líder do governo Paulo Serra (PSDB), o vereador Pedrinho Botaro (PSDB) foi eleito presidente da Câmara de Santo André. O tucano recebeu 18 votos. Botaro, 35 anos, vai exercer seu primeiro mandato. Ele foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2016, com 5.163 votos, pelo PSDB. A primeira vez em que se candidatou vereador foi aos 21 anos.

A bancada do PT emplacou três parlamentares na mesa diretora no biênio 2019-2020. Com mudanças às vésperas do processo, a composição foi feita com Bete Siraque (PT, vice-presidente), Alemão Duarte (PT, primeiro-secretário), Ronaldo de Castro (PRB, segundo-secretário) e Luiz Alberto (PT, terceiro-secretário). 

A maioria dos vereadores seguiu a cartilha, acompanhando a votação.   Foram 20 sufrágios, lembrando que Elian Santana (SD) continua presa na sede da PF (Polícia Federal), na Lapa. Apenas Willians Bezerra (PT) e Sargento Lobo (SD) não votaram no tucano para a direção da Casa. A bancada do PPS votou em Pedrinho, mas excluiu os nomes do PT. Correligionário do futuro presidente, Professor Minhoca também evitou cravar votos em petistas, votando somente em tucanos. “Na cidade, a estrela está ficando azul e o tucano está ficando vermelho”, pontuou Minhoca, no microfone, antes de declarar voto.

Pedrinho alegou que a composição se deu de forma natural, diante da relação construída neste período como líder do governo. Negou desgaste em relação à composição com o PT. “É questão meramente técnica. Não estamos falando na direção da cidade ou disputa por ideologia, e sim da administração da Casa. Isso não interfere em nada a questão de ideologia partidária”, avaliou o futuro dirigente, que substituirá Almir Cicote (Avante) a partir de janeiro.

CURRÍCULO

Em 2006, começou como assessor de imprensa da Prefeitura de Mauá, depois cumpriu a mesma função com o então deputado Orlando Morando, do PSDB (hoje prefeito de São Bernardo). Já foi secretário e diretor de Cultura de Santo André e, em 2010, coordenou a campanha eleitoral do Deputado Estadual Bruno Covas, do PSDB (atual prefeito de São Paulo) na cidade. No mesmo ano assumiu como vereador na Câmara Municipal por dois meses.

Também ficou à frente do Parque Estadual Chácara da Baronesa em Santo André e, em 2014, foi coordenador de campanha eleitoral do Deputado Federal Bruno Covas e do Deputado Estadual Orlando Morando em Santo André, candidatos mais votados do Estado de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.