Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
Passo a passo, os rumos de um casamento
Por Ademir Medici
01/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O mesmo padre.
A mesma igreja.
O mesmo cartório.


Aconteceu em São Caetano, há uma semana, um episódio familiar da maior importância para a construção da memória. A celebração das bodas de ouro do casamento de Dolores e Roberto Belmonte reviveu momentos, épocas, lembranças, aconchego familiar, costumes.

Foram três cerimônias, todas devidamente documentadas e descritas pelo filho único do casal, professor Roberto Belmonte Junior, que reuniu atas de casamentos, assinaturas, proclamas e o convite do casamento dos pais datado de 23 de novembro de 1968.

As sete fotos selecionadas dizem muito mais: a mesma igreja, o mesmo padre, o mesmo cartório.

Uma das três cerimônias, em 4 de novembro, foi realizada em Campinas. Na Paróquia São Benedito, o casal Roberto e Dolores reencontrou o padre Mário Perin, celebrante do casamento há 50 anos, quando era pároco na Sagrada Família.

OS NOIVOS

Roberto Belmonte trabalhou com o pai, Sr. Orlando, na construção civil. Formou-se em contabilidade e fez carreira na General Motors, onde se aposentou em 2005.

Dolores Amador, quando solteira, manteve um salão de beleza, que tinha entre as clientes dona Natércia, mulher de André Beer, alto dirigente da GM e presidente da Anfavea.

Interação com Facebook

‘Uma enigmática carta na redação’

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 1º de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6924

Manchete – Salário mínimo vai a Cz$ 40.425 sem passar pelo Congresso
Terceira Divisão – Em Araras, União São João 1, Santo André 0.

Santos do Dia

- Elói ou Elígio 
- Cândida de Roma
- Naum
- Bv. Charles de Foucauld

Hoje

- Dia Internacional da Luta contra a Aids

Em 1º de dezembro de...

1938 – Pilar Futebol Clube passa a se chamar Associação Esportiva Mauá.

Municípios Brasileiros

<Celebram aniversários em 1º de dezembro:
- Na Paraíba, Boa Ventura, Esperança e Sapé
- No Amazonas, Careiro da Várzea
- No Paraná, Guaraci e Nossa Senhora das Graças
- No Mato Grosso, Itiquira
- Em Alagoas, Novo Lino e Tanque d’Arca

Fonte: IBGE

Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9)
Memória – Os artistas da Faculdade de Direito da USP e uma homenagem ao compositor Paulo Vanzolini. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br

Vanzolini homenageado
Texto: Milton Parron

Na década de 1940, acadêmicos da Faculdade de Direito da USP, do Largo de São Francisco, criaram uma denominada Caravana Artística da Faculdade de Direito com a finalidade de promover um estreitamento de relações com as comunidades dos bairros e de outras cidades e, ao mesmo tempo, abrir um canal onde os acadêmicos pudessem tornar públicos os seus dotes artísticos tanto no canto quanto na execução instrumental, composição, poesia etc. 

Por se tratar de uma novidade, alunos de outras faculdades se insinuaram entre os frequentadores daquela caravana, com a anuência dos demais, claro. 

Entre os  attachés da Caravana Artística da Faculdade de Direito da USP, o mais célebre de todos foi, sem dúvida, o aluno da Faculdade de Medicina da mesma universidade Paulo Vanzolini.

Em 1976, os veteranos da emblemática caravana promoveram um show no teatro do campus da USP em homenagem a Vanzolini do qual participaram, entre outros, Renato Consorte, Inezita Barroso, Manoel Pedro Pimentel, Francisco Papaterra Limongi Neto, Carlos Fernando de Azevedo Sá, Noite Ilustrada e Raul Duarte. 

Em outro momento esse programa já foi apresentado no programa Memória e neste fim de semana, mais completo, muito mais ilustrado, ele será levado ao ar novamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.