Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Setecidades
>
São Bernardo
Escola usa horta orgânica para ensinar estilo de vida saudável
Por Juliana Stern
especial para o Diário
30/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A escola de Educação Infantil Francisco Beltran Batistini Paquito, localizada no bairro Assunção, em São Bernardo, envolve cerca de 300 crianças, entre 3 e 6 anos, no cultivo de horta orgânica, buscando apresentar opções de alimentos saudáveis e cuidados com o ambiente para os alunos. O projeto faz parte do programa Ação Saudável da empresa Mondelez Brasil, que tem o intuito de reduzir os índices de obesidade e desnutrição infantil em escolas de rede pública.

Para a professora da instituição Fernanda Regina Freitas, fazer com que as crianças cuidem da horta desde a plantação até a colheita é uma maneira lúdica de ensinar de onde vêm os alimentos. “Eles acham que vêm do supermercado”, diz. Além do conhecimento de plantio poder ser usado nas aulas de Português, Matemática e ciências. “Conseguimos uma interdisciplinaridade, como novos nomes e escritas ou o processo de fotossíntese.”

Além do aprendizado, manter uma horta faz com que as crianças comecem a comer os alimentos que plantam. “Pais relatam que os alunos começaram a comer os vegetais que plantaram na escola”, afirma Fernanda.

"O programa tem como principal finalidade formar uma rede de conhecimento para estimular a saúde e a educação nutricional, incentivar a prática de atividades físicas e facilitar o acesso a alimentos frescos. Nesse sentido, a horta traz vários elementos para sustentar e impulsionar ações como a inclusão de tópicos sobre nutrição nas aulas, um cardápio mais equilibrado na merenda escolar, e maior presença de frutas e legumes na alimentação", destaca a diretora de assuntos corporativos e governamentais da Mondelez Brasil, Grazielle Parenti.

Além da escola no Assunção, a Ação Saudável impactou quase 50 mil crianças em 84 escolas em São Benardo. O programa também capacitou 1.915 professores em práticas de educação nutricional e atividades físicas, além de aproximadamente 380 merendeiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.