Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Cultura & Lazer
>
Arte Contemporânea
São Bernardo recebe exposição coletiva

Mostra reúne esculturas, pinturas e peças em papel e tela

Daniela Pegoraro
14/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Entre corredores repletos de lojas, um dos espaços se diferencia pela extensa vitrine de vidro, que expõe o quadro de tons marrons e amarelos, retratando um teatro visto de seu palco. Intitulada Boca de Cena, a obra foi concebida por Fernando Eckman, mas é apenas um vislumbre do vasto universo artístico que se encontra ao passar pela porta.

Distribuídas por toda a extensão do local, as pinturas de Eckman, Everson Fonseca e esculturas de Caciporé Torres compõem a nova mostra da Betto Damasceno Galeria de Arte, que fica no Golden Square Shopping, em São Bernardo. De portas abertas gratuitamente ao público, a exposição Três Contemporâneos Brasileiros conta com cerca de 35 peças de arte, e segue para visitação até 15 de dezembro.

Os três artistas convidados são de grande renome nas artes nacional e internacional. No entanto, os trabalhos se diferem uns dos outros. Torres, por sua vez, é considerado um dos maiores escultores nacionais – tem obras presentes em inúmeros espaços públicos de São Paulo, como A Coisa, na área externa do Museu de Arte Moderna, e Trilho, Ritmo e Vibração, na estação de Metrô Santa Cecília. “As esculturas do Caciporé são poéticas. Não representam algo, elas representam a si mesmas. Foram escolhidas obras que tivéssemos possibilidade de trazer à galeria, visto que algumas eram pesadas ou altas demais”, diz o curador Enock Sacramento.

Ainda compondo a mostra está a série de quadros Boca de Cena, produzida por Fernando Ekman, que retrata teatros e palcos ao redor do mundo. “Produzo essas obras desde 2012. Quando adolescente, trabalhava com teatro e quis capturar o momento pré-apresentação, aquele segundo antes das cortinas abrirem. É homenagem aos profissionais do teatro, área que hoje está tão escassa”, explica o artista. Como também trabalha como cenógrafo, uma de suas obras na exposição diverge do restante: ao invés de pintura, Ekman apresenta maquete de madeira que retrata os antigos palcos teatrais.

Para complementar a mostra, os largos e coloridos quadros de Everson Fonseca chamam a atenção, todos com característica em comum: retratam figuras humanas com orelhas que se expandem transformando-se em elementos fantasiosos. “Ele trabalha com técnica apurada e realista, mas as figuras que ele pinta não são reais – e isso, atualmente, tem chamado a atenção do público”, explica o curador. Sacramento ainda acrescenta que, no momento, a escolha da galeria é de sempre apresentar exposições coletivas para atrair visitantes. “A ideia é que, no futuro, pelo menos um dos expositores seja da região”, comenta.

Três Contemporâneos Brasileiros – Exposição. Na Betto Damasceno Galeria de Arte - Golden Square Shopping (Av. Kennedy, 700 - Piso L2), em São Bernardo. De segunda a sábado, das 12h às 20h. Domingos e feriados, das 14h às 20h. Entrada Franca.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.