Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Erdogan diz que áudio que prova morte de jornalista foi compartilhado com países
Por
11/11/2018 | 11:25
Compartilhar notícia


Uma gravação em áudio que autoridades turcas usaram para concluir que o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi assassinado por agentes sauditas foi compartilhado com quatro aliados ocidentais, disse o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, aumentando a pressão sobre Riad.

Erdogan disse que a gravação, que autoridades turcas disseram captar as vozes de agentes matando o escritor dissidente saudita dentro do consulado do reino em Istambul em 2 de outubro, foi compartilhada com os EUA, Alemanha, França e Reino Unido, além da Arábia Saudita.

"Todos eles conhecem as conversas, eles os escutaram", disse Erdogan aos repórteres no aeroporto de Ancara, antes de seguir para a França, onde se juntou ao presidente americano, Donald Trump, e outros líderes mundiais para as comemorações do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Esta foi a primeira vez que o próprio Erdogan mencionou a existência da gravação de áudio, que autoridades turcas disseram fornecer informações sobre como os eventos se desenrolavam dentro do consulado.

Erdogan está buscando mais apoio dos EUA e de outros aliados ocidentais enquanto pressiona a Arábia Saudita, e altos funcionários, que supostamente ordenaram o assassinato de Khashoggi. O presidente turco deve levantar a questão durante uma possível reunião com Trump na França neste fim de semana.

Autoridades sauditas detiveram 18 pessoas supostamente ligadas à operação de assassinato, mas não revelaram os resultados de sua própria investigação. Dois assessores próximos do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman foram demitidos em conexão com o assassinato e agora estão sob investigação criminal na Arábia Saudita. Mas o governo saudita negou que o príncipe Mohammed, o governante do dia-a-dia do reino, tivesse algum conhecimento direto da operação. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.