Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
‘O tostão contra o milhão’
Por Ademir Medici
09/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


E Jânio Quadros ganhou estourado naquela segunda-feira, 3 de outubro de 1960. Obteve 5.623.623 votos (48%). 

O marechal Lott ficou em segundo, com 3.846.825 (32%). Adhemar em terceiro, com 2.195.709 votos (20%). No slogan de Jânio: “O tostão contra o milhão”.

O número de eleitores, na região, aproximava-se dos 100 mil. Na edição de 2 de outubro, News Seller (hoje Diário) publicou os locais de votação: 80 seções no Centro de Santo André, nove no IAPI (Vila Guiomar), 14 em Vila Pires, 39 em Santa Terezinha, 32 no Parque das Nações, três em Vila Prosperidade (que ainda pertencia a Santo André), três em Vila Marina, cinco em Vila Humaitá, três em Vila Paraíso e três em Paranapiacaba.

Mauá tinha 19 seções, Ribeirão Pires, 14; Icatuaçu (Rio Grande da Serra), três; e Iupeba (Ouro Fino, em Ribeirão Pires), uma. São Caetano contava com 139 seções. Em São Bernardo eram 46 seções no Centro, 16 em Rudge Ramos, nove na Vila Baeta Neves e uma em Riacho Grande. Diadema tinha seis seções.

As apurações, em Santo André, foram realizadas no clube Primeiro de Maio, cuja sede ficava em plena Rua Coronel Oliveira Lima.

AMANHÃ

Marchinhas eleitorais

Os historiadores do futebol

E a sua 104ª reunião. Local: o templo sagrado do Pacaembu

Se este País não tem memória – algo discutível – com certeza o futebol paulista tem seus historiadores do futebol. Para entender como eles se organizam, basta participar dos seus encontros mensais, livres para quem ama o futebol. Amanhã será a 104ª reunião, no Auditório Armando Nogueira, parte integrante do Museu do Futebol, em pleno Estádio Paulo Machado de Carvalho.

As conversas começam no café e prosseguem em almoço após as cinco horas regulamentares – que passam rapidamente.

É tudo bem informal, compenetrado e divertido. Sempre há boas novidades. 

Confiram o programa de amanhã, divulgado pelo escritor e atual coordenador do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), Dárcio Ricca.

AGENDA

8h30 às 9h. Café e memorabilia futebolística. Os participantes trazem livros, revistas, jornais e outros artigos e objetos ligados ao futebol.


9h às 9h15 – Comunicações iniciais.

9h15 às 10h45 – Parte 2 da análise do livro O Negro e o Futebol Brasileiro, de Mário Filho, por Alexandre Andolpho e Rodrigo Saturnino Braga.

10h45 às 11h05 – Café, intervalo, compra de livros.

11h05 às 12h15 – Apresentação do livro Santos FC, o Maior Espetáculo da Terra, que fala das viagens internacionais do Santos de Pelé, por Odir Cunha e Marcelo Lúcio Fernandes. Exemplares à venda pelo valor de R$ 119.


12h15 às 13h10 – Apresentação do livro Personagens Históricos da Copa Libertadores – 58 Personalidades do Futebol Sul-Americano que Ajudaram a Construir a História Dessa Emocionante Competição, por Roger Luiz Brinkmann. Exemplares à venda pelo valor de R$ 45.

13h10 às 13h15 – Encerramento – mas vários participantes estendem a jornada em almoço de confraternização.

Interação com Facebook

‘Quem conta um ponto aumenta um conto’

Numa certa manhã de primavera, Belarmino Mendes de Almeida Brotero acordou e teve uma surpresa: sua esfera IBM estava com defeito (ponto). Faltava o ponto (ponto). O ponto não funcionava (ponto).

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 9 de novembro de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 9 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6905

Manchete – Bush é o novo presidente dos Estados Unidos George Bush, republicano: vitória sobre o candidato democrata Michael Dukakis.

Política – Propaganda com IPTU leva PMDB a pedir impugnação de Luiz Olinto Tortorello à Prefeitura de São Caetano.

Santo André – Prefeitura inaugura a Praça Oscar Klein.

Imprensa – Diário recebe nova rotativa importada da Suécia, a Solna Soton.

Memória – A casa paroquial da Matriz de São Bernardo em 1922.

Memória Eleições – 1914. Saladino assume a Prefeitura de São Bernardo.

Em 9 de novembro de...

1918 – A Comissão de Socorros Públicos, formada em Santo André para enfrentar a epidemia da gripe espanhola, incumbe Álvaro de Lima e Carlos Stamato de organizar uma estatística sobre a marcha da moléstia.

A guerra. As negociações para o armistício entre a ‘Entente’ e a Alemanha; o marechal Foch entregou aos delegados alemães as condições formuladas pelos aliados; a revolução alastra-se por toda a Alemanha; a abdicação do kaiser.

1938 – Prefeito Décio de Toledo Leite baixa ato dispondo sobre a instalação de fossas sépticas nos distritos de Mauá, Ribeirão Pires e Paranapiacaba.

1953 – Estreia na Folha do Povo, de Santo André, a primeira história em quadrinhos de que se tem notícia nos jornais locais. O cartunista Gedeone lançava As Aventuras do Capitão Astral.

1968 – Inaugurado o Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano.

Santos do Dia

Teodoro é um dos três grandes soldados mártires para os orientais, juntamente com os santos Jorge e Demétrio. Decapitado na Província de Ponto, atual Turquia, por confessar a fé cristã. Era já venerado no século 4.

Orestes

Jorge Napper

A Igreja celebra a festa da sua igreja-mãe, a basílica do Santíssimo Salvador ou de São João do Latrão, em Roma. É o templo católico mais antigo do mundo. Foi construído entre os anos 311 e 314.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 9 de novembro:

No Rio Grande do Norte, Goianinha

No Paraná, Ibaiti, Palmeira, Porto Amazonas e Quatro Barras

Em Goiás, Itaberaí e Pires do Rio

Em Alagoas, Jacaré dos Homens

No Piauí, Landri Sales

Na Bahia, Vitória da Conquista

Fonte: IBGE

Hoje

Dia Nacional do Hoteleiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.