Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Diarinho
>
Fique informado
Notícias da semana - 22 a 28 de outubro
Da Redação
28/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram


CIÊNCIA
Estudo mostra que centro do planeta Terra é ‘sólido e macio’

Diferentemente do que muitas pessoas acreditavam e do que os livros, até então, diziam, o centro da Terra é sólido. A constatação é devido a pesquisa conduzida por equipe de cientistas da Universidade Nacional da Austrália. A novidade, publicada na revista Science, foi noticiada pelo canal BBC News.

“O núcleo central da Terra é uma cápsula do tempo, a partir da qual podemos entender o passado, o presente e o futuro do planeta”, disse à BBC News Mundo o engenheiro físico Hrvoje Tkalcic, um dos autores da pesquisa.

O estudioso descreve o núcleo central da Terra como ‘um planeta dentro de um planeta’. “Uma esfera quente com massa de 100 quintilhões (1 seguido de 30 zeros) de toneladas de ferro e níquel que está a 5.000 quilômetros debaixo de nossos pés, à espera de ser descoberta.”

Segundo o engenheiro físico, ainda nos resta saber qual o motivo para que o núcleo central seja menos rígido. “Estamos em uma etapa de descobrimento sobre sua composição química, que outros elementos, além de ferro e de níquel, a compõem, de que tamanho são os grãos, o quão rápido se solidificam, quão velhos são”, afirma.

ESPORTES
Seleção da Bélgica passa a da França no ranking da Fifa

Na última quinta-feira, a seleção da Bélgica assumiu o topo do ranking da Fifa (Federação Internacional de Futebol), à frente da atual campeã da Copa do Mundo, a seleção Francesa. Em setembro, essas duas equipes protagonizaram pela primeira vez na história, desde a criação, há 25 anos, um empate na liderança. O time brasileiro segue na terceira colocação.

A surpresa da lista foi a ascensão de Gibraltar, que conseguiu as suas duas primeiras vitórias na história no futebol. Pela Liga das Nações, derrotou a Armênia e Lichtenstein e ganhou oito posições no ranking da Fifa, subindo para o 190º lugar.

ECONOMIA
Endividada, Livraria Cultura pede recuperação

A Livraria Cultura entrou com pedido de recuperação judicial (medida jurídica legal utilizada para tentar evitar a falência de uma empresa). Mesmo depois de receber cerca de R$ 130 milhões para encerrar as operações da rede francesa Fnac no País, a companhia não conseguiu solucionar seus problemas financeiros. O local é tradicional em eventos e venda de livros de todos os gêneros.

CLIMA
Primavera é marcada por dias frios e chuvosos

A primavera chegou em 22 de setembro, mas o clima, que antecede o Verão, ainda não trouxe o calor que muitas pessoas esperavam. Isso porque, em nosso País, a estação das flores provoca alterações pluviométricas (quantidade de chuvas), no fim das tardes, e nas temperaturas. Para este fim de semana, no Grande ABC, por exemplo, o clima fica entre 19°C e 11°C.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.