Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Diarinho
>
Mundo animal
Por que o avestruz põe a cabeça no buraco?

Apesar de ser uma ave e ter belas plumas, não consegue voar

Tauana Marin
Diário do Grande ABC
28/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


Falar que o avestruz coloca a cabeça na terra, a escondendo em buracos, não é uma afirmação correta. O que na verdade acontece é que essa ave encosta a cabeça no chão a fim de escutar se algum predador se aproxima. Dessa forma, também consegue se camuflar, já que suas plumas parecem arbusto, passando ileso a possível ataque de outro animal.

Apesar das plumas, o avestruz é espécie de ave que não voa. É originária da África e dentro da família das aves é a maior que existe. Essas aves vivem em áreas montanhosas, savanas e planícies arenosas desérticas. No Brasil é difícil encontrar o avestruz livremente, sendo mais comum em zoológicos ou nas fazendas, onde são criados para consumo e fins comerciais – sua carne é utilizada na culinária por ser famosa pelo baixo teor de gordura.

Outra característica marcante dessa ave é seu tamanho: o peso varia entre 90 quilos e 130 kg e a altura, de 1,7 metro a 2,7 m.

Os avestruzes vivem em grupos nômades de cinco a 50 aves que, frequentemente, viajam juntos de animais como zebras e antílopes. Por conta das longas pernas, podem atingir 80 km/h. Não é à toa que na África são treinados para montaria chamada corrina (parecido com corrida de cavalo). Além da velocidade, essas aves também possuem resistência e percorrem longas distâncias à procura de sementes, vegetais e, ocasionalmente, também se alimentam de pequenos insetos, como gafanhotos.

VOCÊ SABIA?
A expectativa de vida da ave é de 50 anos, em média, podendo variar de 30 a 70 anos.

O avestruz pode ficar sem água por muito tempo (até oito dias, em média), vivendo exclusivamente da umidade das plantas consumidas. Entretanto, eles gostam de água e tomam banhos frequentemente.

Consultoria de Andreas Lobmaier, médico veterinário do Consultório de Aves, de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.