Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Política
>
Próximos do Grande ABC
Mesmo sem domicílio, dois eleitos ampliam olhar regional

Com histórico no Grande ABC, Maurici e Poit se elegem e falam em atuar por pautas locais

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Duas figuras políticas eleitas no domingo, Mário Maurici de Lima Morais (PT) e Vinicius Poit (Novo), embora não tenham domicílio eleitoral no Grande ABC, possuem relação estreita com a região – inclusive, com votação considerável – e asseguram que as sete cidades estarão no foco de atuação de seus mandatos a partir de 2019. O petista, eleito deputado estadual, obteve 3.156 votos nos limites regionais, sendo 2.406 sufrágios em Santo André, enquanto que o debutante do Novo, que assegurou vaga a federal, registrou 18.522 adesões, a maior parte em São Bernardo: 6.656.

Prefeito de Franco da Rocha entre 1993 e 1996, Maurici foi supersecretário em Santo André na gestão de João Avamileno (PT, 2002-2008) e também integrante do alto escalão no governo Celso Daniel (PT, morto em 2002). Poit, por sua vez, é nascido em São Bernardo, estudou em Santo André e teve empresa em Diadema, apesar de, atualmente, seu título eleitoral estar vinculado à Capital. Ambos citam trabalho para destravar pautas de interesse local. No total, a região contabilizou oito parlamentares, uma redução no comparativo com o pleito de 2014, quando elegeu nove.

Maurici pontuou que ainda fará reflexão do resultado das urnas, mas relatou proposta de enfrentar pontos de compromisso com a região, inseridos em seu plano de mandato, pela “história, relação e carinho”, principalmente em Santo André. “Vamos trabalhar pelo fortalecimento do Consórcio Intermunicipal e pela implantação do primeiro Parque Tecnológico regional”, sustentou o petista. No programa, o parlamentar eleito descreve atuar pela melhoria da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com modernização da frota e maior acessibilidade nas estações, e pela continuidade da Linha 18-Bronze do Metrô.

O ex-secretário andreense frisou também buscar investimentos na ampliação do Hospital Mário Covas, em Santo André, além de denunciar a pressão exercida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sobre os serviços autônomos de água e esgoto para absorvê-los.

Poit estreou na disputa por cargo eletivo neste ano, e admitiu surpresa com os 207,1 mil votos, sendo o 12º mais lembrado nas urnas. Seus pais ainda moram em São Bernardo, na Vila Duzzi, já que sua mãe é médica da rede de Saúde andreense, e atende em posto do Capuava, além de professora de Pediatria da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). Seu pai tinha empresa de aluguel de gerador de energia no Campanário, em Diadema, e, depois, mudou para a região do bairro Assunção.

Empresário, o quadro do Novo afirmou que estará “muito presente na região”, citando que buscará aproximação com os prefeitos das sete cidades. “O Grande ABC tem político novo como representante em Brasília. O nosso principal trabalho não será por emendas, não faremos toma lá dá cá, e sim apostar na reforma do pacto federativo, com foco na questão tributária. Hoje, em média, só 20% dos impostos recolhidos ficam na região. O resto vai para outros entes, como a União. Isso tem que mudar, e vai se refletir na geração de emprego nas empresas, investimentos.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.