Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Setecidades
>
Debate
Comissão do Consórcio recebe representantes do Samu de Santo André

Objetivo é conhecer trabalho, competências e dificuldades da área e propor ações integradas

Por Da Redação
09/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A comissão de preparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos do Grande ABC, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, deu continuidade ontem às rodadas de apresentação dos diferentes atores que podem estar envolvidos nos processos de prevenção e ações pós-desastres. O tema da reunião foi sobre o funcionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André.

O objetivo do grupo é conhecer o trabalho, as competências e as principais dificuldades de cada área para que juntos possam propor um planejamento de ações integradas. Coordenador geral do Samu andreense, que é responsável por atender também o município de São Caetano, Helder Takeo Kogawa apresentou o rol de competências do órgão, suas questões legais, estruturais e operativas. Elencou algumas das dificuldades enfrentadas, como a comunicação com outros municípios, e destacou os princípios e diretrizes que norteiam o trabalho do serviço municipal de urgência.

Em seguida, foi a vez de Eduardo Fernando de Souza, coordenador municipal de urgência e emergência, apresentar o papel e os principais impactos que devem ser considerados pela área da Saúde em situações de desastres. Fernando destacou também a importância do planejamento estratégico frente aos riscos, como o mapeamento logístico e a gestão da Saúde com foco em organização, gerenciamento e controle. Ele reforçou a necessidade de integração entre as equipes envolvidas nos riscos e desastres, como as equipes de Defesa Civil e bombeiros e ponderou sobre a importância da Educação para a percepção deste cenário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.