Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
Hermes da Fonseca: a derrota no Grande ABC
Ademir Médici
09/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O marechal Hermes da Fonseca, presidente da República, perdeu. O ex-presidente do Brasil Francisco de Paula Rodrigues Alves obteve votação consagradora. Elegeu-se presidente de São Paulo a 1º de março de 1912. E na região ficou com 802 votos, maioria absoluta.

Todos os candidatos apoiados pelo PRP do velho município de São Bernardo venceram. Aqui, Carlos Guimarães, o candidato a vice, recebeu 788 votos, contra 14 do coronel Bento Bicudo. O jornalista Júlio de Mesquita, que foi candidato a senador, também recebeu 802 votos. Idem os dois vereadores eleitos, coronel Oliveira Lima e João Torres de Camargo – com 802 votos cada.

A imprensa local limitava-se a dar os resultados, com destaque, mas sem qualquer comentário ou alusão aos perdedores. O importante era o prestígio obtido, uma vez mais, pelos chefes políticos locais. As edições seguintes de O Progresso especulariam, quando muito, sobre o futuro corpo de auxiliares do presidente eleito. Quem sabe sobraria algum cargo para a região.

AMANHÃ
Especulações da imprensa.

Noite literária.
Ação coletiva.
Festa na Associação

Em memória de Inês dos Santos Vergueiro e Maria Elena Cabrini Liborio

Na década de 1970, um grande jornal de São Paulo publicou uma reportagem especial com o título: ‘A crônica morreu?’. Neste início de um novo milênio, na era da informática, especula-se sobre o fim do livro impresso.
Nem a crônica morreu – pelo contrário – e as bienais demonstram que o produto livro sobrevive com dignidade.
Um exemplo pode ser buscado hoje à noite, na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, com o lançamento de Encantadores do Tempo, com trabalhos de um time formado por 16 pessoas maravilhosas sócias integrantes dos grupos de terceira idade da Associação.

“Usando a imaginação para criar crônicas, poesias e histórias pessoais, os autores desafiam o lugar comum do envelhecimento e criam um encantamento que supera os limites do tempo”, assinala a contracapa do livro com a foto dos autores.

É o terceiro título. Os dois anteriores – Muitas Vidas – Contos e História e Na Casa da Vó – fizeram o maior sucesso e esgotaram-se rapidamente. Agora, Encantadores do Tempo, com prefácio de Moreira de Acopiara.

Simples assim. Reunir-se. Entreter-se. Jogar. Viajar. Trocar experiência. E discutir literatura, fazer livros, interagir até para provar que a crônica e o conto e a poesia vivem.

Emociona o conteúdo do livro a ser lançado esta noite. Cativa, segura o leitor. Serve de exemplo para novas produções do gênero. Coincidentemente, quando o Face da Memória começa a republicar as crônicas de Lourenço Diaféria e Guido Fidelis. “Adorei a crônica do Lourenço Diaféria” (lida em Memória), comenta Nadija Maria Tot, coordenadora do grupo do livro da Associação. Sendo assim, todos à Associação hoje

ENCANTADORES DO TEMPO
Lançamento: hoje, terça, 8
Horário: a partir das 19h
Endereço: Rua 28 de Outubro, Centro de São Bernardo
Atração: Moreira de Acopiara recitará um cordel

Interação com Facebook
"Bons tempos aquele"
Histórias de lobisomens. Cigarro sem filtro, jogo da caixeta. À luz da lua. Lourenço Diaféria fala de tudo isso na crônica de hoje, uma reprodução de trabalho publicado pelo Diário há 30 anos. Deliciem-se acessando o Facebook da Memória, do endereço acima.

Diário há 30 anos
Domingo, 9 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6879

Manchete – Ulysses Guimarães acelera campanha à Presidência
Polícia – A nova Constituição habilita 41 candidatos do Grande ABC.
Negócios – Empresas avaliam mercado de flats na região.

Em 9 de outubro de...
1918 - A guerra. Do noticiário do Estadão: os franceses conquistam novos progressos; os alemães abandonam a Bélgica.
1943 - Inauguradas as novas obras da estação de tratamento da bacia do Guarará/Pedroso, elevando o débito para 16,5 milhões de litros diários. Fonte: Octaviano Gaiarsa, A Cidade que Dormiu Três Séculos, 1968.
1955 - Instalada a Comarca de São Bernardo, classificada em terceira entrância.

Hoje
- Dia do Atletismo
- Dia da União Postal Universal

Santos do Dia
- João Leonardi. Italiano de Lucca, na Toscana. Viveu no século 16. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus.
- Dionísio (bispo) e companheiros mártires
- Públia

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 9 de outubro:

- Em São Paulo, Bernardino de Campos. Criado em 9 de outubro de 1923, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.
- No Rio Grande do Sul, Alecrim, Butiá, Campina das Missões, Cândido Godói, Formigueiro, Portão, Salvador do Sul e São Marcos
- Em Minas Gerais, Itabira
- Na Bahia, Ituaçu
- Em Pernambuco, Nazaré da Mata<

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.