Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
Iniciativa
Unidades de ensino de Sto.André
terão plantio de árvores

Projeto, lançado ontem, prevê que estudantes das 120 escolas da cidade criem senso de responsabilidade em relação ao meio ambiente

Juliana Stern
Especial para o Diário
21/09/2018 | 22:03
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Santo André, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, lançou o projeto Escola Amiga do Meio Ambiente, ontem. A ação visa conscientizar as crianças da rede municipal sobre cuidados com a natureza e o espaço que as rodeiam. O programa será contínuo e deverá incluir as mais de 120 escolas da rede municipal, beneficiando os 30 mil alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

A cerimônia de lançamento foi realizada na Escola Municipal Homero Thon, em bairro de mesmo nome, por meio do plantio de três mudas, duas nativas da Mata Atlântica. Segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), que estava presente no evento, o projeto se baseia em trazer questões práticas para as crianças aprenderem a cuidar diretamente das espécies. Na unidade Homero Thon, três mudas foram trazidas dos viveiros municipais e plantadas pelos próprios alunos da escola: Grumixama e Cabeludinha, exemplares nativos da Mata Atlântica, e uma Cerejeira, a árvore originária da Ásia,principalmente do Japão.

Para a diretora da instituição, Solange Aparecida Pereira Prioli, a iniciativa é importante para que as crianças criem um senso de responsabilidade em relação ao meio ambiente. “Colocamos como tarefa para elas cuidar dessas plantas, deixando elas responsáveis por onde elas vivem. Assim elas entendem que o verde também é nossa responsabilidade.”

O Grande ABC conta com aproximadamente 226 mil exemplares arbóreos. Só no ano passado, 13.704 árvores de espécies nativas foram plantadas.

Estudantes plantam muda de pau-brasil

O prefeito Orlando Morando (PSDB) participou do plantio de uma muda de pau-brasil no estacionamento do Paço Municipal, ao lado de alunos das Emebs (Escolas Municipais da Educação Básica) Viriato Correia e Professora Annita Magrini Guedes, ontem.

Na visão do chefe do Executivo, a conservação da fauna e flora deve ser valorizada no município. “Estamos em uma área de preservação ambiental. Ensinar e ressaltar a importância do meio ambiente para as crianças é o melhor caminho para garantir uma cidade melhor para todos.”

A Emeb Professora Annita Magrini Guedes, no bairro Baeta Neves, foi a vencedora na categoria Fundamental 1 no Prêmio Desafio 2030, que faz parte da programação da Virada Sustentável do Estado de São Paulo. “O sucesso dessa escola, que é considerada referência em ações sustentáveis, deve ser ressaltado e replicado em nossa rede de escolas”, destacou Morando.

MAUÁ

Em Mauá, o Dia da Árvore foi celebrado com a entrega de mudas aos munícipes, caminhadas ecológicas e palestras. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.