Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Setecidades
>
Em Santo André
Projeto sustentável serve de inspiração para alunos

EE 16 de Julho, no Centreville, recebeu o Desafio de Redação na manhã de ontem

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
21/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Acostumados com atividades que estimulam práticas sustentáveis dentro da escola, alunos da EE 16 de Julho, no Centreville, em Santo André, tiraram de letra o tema da 12ª edição do Desafio de Redação, sobre sustentabilidade. As produções literárias produzidas ontem foram inspiradas em projetos realizados a partir de materiais recicláveis pelos estudantes.

Segundo a professora de História, Rosileide Brito D’Almeida todos os professores prepararam bem os alunos, tanto para o projeto quanto para o Desafio. “No sábado, tivemos maquetes feitas a partir de embalagens que iam ser jogadas fora. Um aluno fez vasos de planta de coadores de café, e usou o produto para adubar as plantas. Foram muitas ideias boas, que vão ajudar eles a realizar a redação”, contou orgulhosa. Segundo ela, a instituição planeja criar horta para reaproveitar os restos de alimentos, como as cascas das frutas que os alunos comem na merenda.

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental estavam animados com a redação. “Vou escrever que acho bom que dê para usar as cascas (de alimentos) para alguma coisa. Assim a gente produz menos lixo e ajuda a natureza”, disse Vitória dos Santos, 11 anos.

Já o amigo Thiago Henrique Cavalcante, 11, contou que reciclagem é com ele mesmo. “Aprendi as cores dos latões e agora jogo cada lixo no lugar certo”, revela. Gustavo Fernandes, 12, comentou que adverte os pais sempre que os vê sujando o meio ambiente. “Não deixo ninguém sujar a natureza, porque antigamente, lá na Pré-História, o mundo era muito diferente de agora, e nós sujamos tanto que nem dá mais para reconhecer”, falou.

O amigo Vitor Daniel Nascimento, 11, que quer ser youtuber, não fazia ideia do que iria escrever, e também confessou não ser muito gentil com o meio ambiente. “Vou melhorar minhas atitudes para não machucar mais a natureza.”

Para a coordenadora Lourdes Gomes da Mata, o Desafio de Redação é oportunidade para os alunos treinarem o raciocínio. “Essa geração costuma fazer pouco esforço para pensar. Para formar bons cidadãos, temos de fazer o contrário, incentivá-los a trabalhar a mente”, disse.

O concurso literário do Diário é correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocinado pela Braskem e tem apoio da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.