Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Ferro Cálcio Quinta Trentini

Clássicos do Diário há 60 anos:1958-2018

Ademir Medici
17/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos Memória entrevistava o italiano Cesar Trentini, recém-chegado da Itália com o objetivo de regularizar a velha indústria de bebidas fundada pelo tio, Lucillo Trentini, em São Caetano.

Cesare tinha 70 anos. Advogado aposentado, ele pretendia reabrir a fábrica Trentini por uma questão de honra, como dizia. Não conseguiu, mas deixou uma bela história publicada pelo Diário, além de permitir ao repórter Alberto Murayama que reproduzisse antigas imagens e fizesse um verdadeiro ensaio fotográfico sobre as instalações da indústria desativada, na Rua Rio Grande do Sul.

No passado o reclame da Ferro Cálcio Quina Trentini tornou a marca popular. A publicidade podia ser lida nos bondes e nos bares. Em destaque, a pintura "Lo Spasimo", de Tranquillo Cremona, do século 19 e que parecia transmitir misto de levitação provocado pelo sabor da bebida, pela música clássica e pelos traços do artista.

Lucillo, músico.
Ele descobriu São Caetano.
E lançou uma bebida
que fez história

Formado violoncelista pela Reale Accademia Filarmonica di Bologna, em 1914, Lucillo Trentini apresentou-se na Europa. Aventurou-se pela América do Sul. Chegou a São Paulo em 1925. Participou de concertos. Apaixonou-se pelo País. Mas logo descobriu que não iria sobreviver apenas com a música.

Escreveu ao irmão Giuseppe, enotécnico (técnico na fabricação de vinho) na Europa, e falou de seus planos de montar no Brasil uma fábrica de fernet amargo. Giuseppe enviou ao irmão, pelo correio, fórmulas secretas para a produção de licores.

1927 - Lucillo aluga galpão na Rua Minas Gerais (a atual Rua José Benedetti), esquina com a Rua Maranhão, em São Caetano, e começa a produzir fernet e amargos em geral.

1928 - Inicia a produção do ferro cálcio quina, que logo ganhou um slogan: "O tônico aperitivo dos inteligentes".

Os produtos Trentini superaram outro aperitivo famoso e similar, o "Bislere", "pelo sabor e qualidade superiores", conforme nos declarou o sobrinho Cesare.

De uma propaganda da época: "Com os produtos Trentini você poderá prevenir ou eliminar o cansaço, ganhando novas energias. Terá apetite, memória, entusiasmo e bem-estar. Alem do que podem ser feitos coquetéis saborosos e de alta qualidade sem o perigo de estragar a saúde".

A produção era em baixa escala, de 36 a 40 mil litros anuais. As fórmulas eram aplicadas com extratos de substâncias vegetais aromáticas: do tipo camomila romana, alcachofra, catuaba, sândalo, moscada e mel silvestre puro.

1949 - A fábrica Trentini muda para a Rua Rio Grande do Sul, mantendo quatro ou cinco funcionários, todos de confiança, entre os quais André Zanetti e Keko Perin.

1957 - Lucillo Trentini morre em São Caetano. Natural de Mezzolombardo, no Trento, tinha 76 anos. Durante os 30 anos anteriores ficou à frente dos produtos Trentini - aperitivos e tônicos distribuídos em quatro qualidades: ferro cálcio quina, ferro quina, amargo de ruibarbo e fernet, todos de baixo teor alcoólico.

A fábrica é herdada pelos sobrinhos, os irmãos Romano e Césare, que sequer conheciam o Brasil. Em revezamento, eles vêm a São Caetano para a aplicação periódica das fórmulas secretas.

1962 - Romano vende a sua parte da indústria ao irmão Césare.

Os produtos Trentini atingiam o Grande ABC, Capital, Baixada Santista. Chegavam ao Interior. Entre os clientes estavam a rede Drogasil, Rhodia e Volkswagen.
1972 - Falece André Zanetti, o principal colaborador da Trentini.
1979 - Paralisada a produção.
1984 - A Prefeitura bloqueia a fábrica, por questões burocráticas.
1988 - Cesare Trentini vem para São Caetano. Os planos eram os de reativar a Trentini. Na realidade, ele vai receber vários interlocutores e contar essa história, hoje um dos clássicos da Memória do Diário.

Diário há 30 anos...
Sábado, 17 de setembro de 1988 - ano 31, edição 6860

Manchete - Ceccato pede demissão para aliviar Quércia. Otavio Ceccato, ex-presidente do Banespa, deixa a Secretaria da Indústria e Comércio de São Paulo no governo Orestes Quércia.

Em 17 de setembro de...

1918 - Dispensada, a pedido, Jocelina Couto, do cargo de substituta efetiva do Grupo Escolar de São Bernardo, no Distrito de Santo André. Ela foi nomeada para reger uma escola isolada.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a tentativa austríaca de paz.

Hoje
Dia do Transportador Rodoviário de Carga
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Santos do dia
Roberto Belarmino
Hildegarda de Bingen
Colomba
Zygmunt Felinski

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 17 de setembro:

Em São Paulo, Pompéia
No Rio Grande do Sul, Alvorada e Santana da Boa Vista
Na Bahia, Buerarema
No Rio Grande do Norte, Felipe Guerra
Em Alagoas, Major Isidoro
Em Minas Gerais, Morada Nova de Minas
No Piauí, União
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.