Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Mecanização
Conheça o robô pizzaiolo que prepara 120 pizzas por hora
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
13/08/2018 | 13:18
Compartilhar notícia


*Por Vivaldo José Breternitz

A robótica é cada vez mais usada no dia a dia das pessoas. Tanto que ela chegou à produção de alimentos. Um dos exemplos mais interessantes é o da empresa francesa Ekim, que apresentou uma máquina que pretende substituir os pizzaiolos de carne e osso.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A máquina é um robô de três braços que é capaz de preparar  120 pizzas por hora. Dessa forma, ele é três vezes mais rápido que um pizzaiolo humano.

Com investimentos da ordem de 2,2 milhões de euros, a máquina que recebe pedidos via internet. Depois, prepara a pizza, deixando-a pronta para entrega ou retirada pelo cliente, devidamente colocada na embalagem e cortada.

Há um cardápio pré-definido, mas os clientes podem pedir alterações na pizza, desde que sejam utilizados os ingredientes disponíveis. A massa é elaborada manualmente, da forma convencional.

Pazzi

A empresa francesa também está criando uma marca, a Pazzi (loucos, em italiano). Por meio de um sistema de franquia, ela pretende desenvolver uma rede de pizzarias robotizadas, que iniciará suas atividades no final deste ano, na França.

A ideia é vender pizzas com preços entre sete e catorze euros, dependendo dos ingredientes, e funcionar 24 horas por dia. O plano ainda é que sejam pizzarias pequenas, instaladas em lugares com grande fluxo de pessoas, como shopping centers e estações rodoferroviárias.

A seguir, você confere um vídeo (em francês) do robô pizzaiolo em pleno funcionamento:

* Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Leia mais: 
PegaBot analisa perfis e informa probabilidade de serem controlados por um robô
Site mostra qual a probabilidade de seu emprego ser roubado por um robô




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.