Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Evite problemas ao comprar presente do Dia dos Pais pela internet
Vanessa Soares
09/08/2018 | 18:59
Compartilhar notícia
Fotos Públicas


Com a proximidade de datas festivas, como o Dia dos Pais, no próximo domingo (12), a procura por ofertas no comércio eletrônico aumenta disparadamente, facilitando assim a aplicação de golpes. Para evitar ser lesado, o consumidor deve redobrar a atenção antes de fechar negócio.

É fato que as compras virtuais apresentam diversos fatores positivos como evitar trânsito, grande aglomerado de pessoas em centros de compras, entre outros, mas também é nessas datas que os criminosos se aproveitam para fazer ataque por meio de e-mails, sms e réplica de sites de lojas conhecidas para captar dados pessoais, informações de cartões de crédito e senhas.

Para não ser vítima de golpe, é importante tomar alguns cuidados. Desconfie de super ofertas que chegam a você. Acesse o site e verifique se o mesmo possui a proteção do certificado digital SSL. Também vale observar se no browser há um cadeado fechado. Clique sobre ele e confirme se o certificado emitido está em nome da loja. Isso também vale no selo de segurança do site, que normalmente fica no pé da página. Outra dica é, ao acessar o site da loja, conferir se o HTTP tem a letra S, ou seja, HTTPS. Se tiver, o ambiente é seguro.

Além disso, há outros aspectos previstos pela Lei do Consumidor. A compra feita pela internet também permite que o consumidor exerça seu direito de arrependimento em até sete dias. Também é bom ficar atento à política de troca adotada pela loja.

Caso você faça a opção por presente em sites de compra coletiva, como ofertas em restaurantes ou centros automotivos, por exemplo, confira se os descontos anunciados são de fato efetivos e veja todos os detalhes sobre o dia em que você pode usar o voucher e as condições e prazos de uso. Confira, por fim, o tempo de entrega do produto, pois a data está próxima. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.