Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Diarinho
>
Do bem
Importância de atitudes positivas
Por Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
22/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


Ajudar o próximo é atitude nobre que deve ser enaltecida sempre. É a ideia de auxiliar familiares, amigos, colegas e, até mesmo, desconhecidos quando necessário e fazendo o que for possível quando o necessário está a seu alcance, seja servindo de apoio para que um idoso atravesse a rua ou tentar arrecadar dinheiro para alguma causa.

Esse tipo de ato de amor ganha força quando muitas pessoas o fazem, estimulando ainda mais gente a entrar na atividade. Foi observando esse tipo de reação que a conceituada Universidade Stanford, dos Estados Unidos, realizou pesquisas para entender o fenômeno e estima que a prática da boa ação pode ter efeito contagioso. Mas ao contrário do que ocorre com doenças, a exemplo de sarampo e gripe, com resultados negativos para a saúde, há a ‘transmissão’ da vontade de prestar assistência.

EXPERIMENTO - Segundo os profissionais envolvidos nos estudos, deve-se prestar atenção na questão da conformidade, como é conhecida a tendência de alinharmos certas atitudes e pensamentos de acordo com o que é feito pelas pessoas ao nosso redor. Pelo seres humanos serem espécie com forte apelo social, acaba sendo comum que um indivíduo tente imitar as ações do grupo.

A ideia ganhou força depois que experimentos mostraram que pessoas que observam outras realizando boas ações acabaram influenciadas positivamente, agora com elas muito mais estimuladas a fazer igual. O mesmo teste foi feito em relação a questões mesquinhas, mas o resultado foi bem abaixo sobre a ‘cópia’ do que viram. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.