Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Cultura & Lazer
>
Exposição
Corpo feminino em obras de arte

Artista plástica Rosa Esteves ganha mostra que estreia hoje no Sesc Santo André

Vinícius Castelli
12/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A morada do ser humano ganha olhar diferenciado e vira obra de arte por meio do trabalho cuidadoso da artista plástica Rosa Esteves. A paulistana, que soma 20 exposições individuais no currículo, apresenta, a partir de hoje, a exposição Impressões: Sentimentos do Corpo, que toma conta do Sesc Santo André e segue em cartaz até dia 23 de setembro. A visitação é gratuita. A curadoria é assinada pela historiadora da arte Vera d’Horta.

Ela traz à região obras que abordam questões relacionadas ao corpo feminino. A produção vai do início dos anos 1990 até os dias de hoje. Por meio de sua arte, Rosa dá voz a profundos sentimentos e emoções que foram reprimidos ao longo da história. E tudo feito de forma intensa e delicada. Cerâmica, impressões, assemblages, moldes em gesso, objetos em resina, livros e painéis adesivos fazem parte do trabalho. Para sua produção, Rosa utiliza também diferentes materiais, como, por exemplo, pedras, conchas, ouriços e estrelas-do-mar.

Mas a artista vai além e, em algumas de suas peças, opta por utilizar sua própria anatomia para criar em resina de poliéster, chamadas Fragmentos de Corpo.
Na peça Pupas, Rosa escolhe o barro como material, assim como na escultura Nutritivas, em que a artista apresenta uma boneca que vai sendo consumida pelas sementes que brotam e se desenvolvem a partir do interior do corpo em argila.

Quem estiver presente hoje na abertura terá um plus. A artista utiliza ainda seu corpo como meio artístico na performance Corpo Comestível, que será apresentada a partir das 20h. Haverá, inclusive, a oportunidade de degustar peças produzidas em chocolate moldadas a partir de boca, nariz, seio e outras partes do corpo humano.

Impressões: Sentimentos do Corpo – Exposição. No Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1311. Entrada gratuita. Em cartaz até 23 de setembro. Visitação de terça a sexta, das 10h30 às 21h30; sábado, domingo e feriado, das 10h30 às 18h30.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.