Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Caminhões tiram França do atoleiro?

Aliados do governador de São Paulo, Márcio França (PSB), comemoraram bastante a postura do socialista

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/05/2018 | 07:16
Compartilhar notícia


Aliados do governador de São Paulo, Márcio França (PSB), comemoraram bastante a postura do socialista diante da greve dos caminhoneiros no fim de semana. Pré-candidato à reeleição, mas ainda patinando nas pesquisas de intenções de voto, França assumiu a dianteira em negociações com lideranças estaduais do movimento, aceitou reduzir impostos paulistas de alíquotas dos combustíveis e não cobrar pedágio de eixos suspensos dos caminhões. Ficou horas na televisão falando sobre o tema, sendo elogiado por grevistas pelo poder de negociação e se transformou em intermediador do poder público com o movimento em meio à falta de respostas do governo federal sobre a greve. Para esses aliados, França, enfim, conseguirá decolar nas pesquisas, até porque seus adversários diretos pouco tiveram protagonismo nesse debate.

Contestada
O advogado Ricardo Amin Abrahão Nacle ajuizou na 3ª Vara Cível de Mauá ação popular contra a ex-deputada estadual Vanessa Damo (MDB), atual secretária de Relações Institucionais da Prefeitura. Segundo ele, Vanessa não pode exercer função pública por não gozar de plenos direitos políticos por ter sido condenada por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação na eleição de 2012, quando concorreu ao Paço mauaense. Nacle foi o mesmo que contestou judicialmente a nomeação de Vanessa para a superintendência paulista do Ibama, em outubro de 2016. Como secretária de Relações Institucionais, ela tem atuado como principal conselheira da mãe, Alaíde Damo (MDB), à frente da Prefeitura de forma interina.

Agradecimentos
Vereador de Mauá, Jair da Farmácia (MDB) apresentou votos de congratulações pelos 60 anos do Diário, comemorados no dia 11. A proposta foi aprovada pelos demais parlamentares na sessão de terça-feira. Mesma honraria foi proposta pelo vereador Manoel Lopes (DEM). Ambos enalteceram o trabalho do Diário ao desenvolvimento de Mauá.

Vácuo
O ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (Patriota) não perdeu tempo ao ver a instabilidade política de Mauá. Um dos líderes da pré-candidatura a deputado estadual de Thiago Auricchio (PR), o político levou o republicano para conversar com o ex-prefeito de Mauá Leonel Damo, marido da atual prefeita em exercício da cidade, Alaíde Damo (MDB).

Outro time
Apalavrado no apoio à pré-candidatura a deputado estadual do vereador andreense Professor Minhoca (PSDB), o também parlamentar de Santo André Edilson Fumassa (PSDB) parece ter mudado de ideia. Ele foi visto em atividades ao lado do ex-secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Fabio Palacio (PSD), que projeta candidatura para este ano.

Resistência
Secretário de Obras de Ribeirão Pires, Taka Yamauchi assumiu no fim de semana a presidência do PSD de Diadema. Taka foi candidato a prefeito de Diadema em 2016 e foi considerada a grande surpresa daquele pleito, ficando em quarto lugar sem nenhuma estrutura. Ao liderar o PSD na cidade, Taka dá mostras de que vai resistir às investidas do PSDB, que quer apostar nele como candidato ao Paço diademense em 2020.

Indicação
A Rede Sustentabilidade indicou o nome do advogado Virgílio Alcides de Faria como candidato a deputado federal na eleição deste ano. Virgílio foi postulante a prefeito de Diadema em 2016, ficando na sexta colocação. O advogado, entretanto, diz que vai consultar lideranças do movimento ecológico do Grande ABC e do Estado – onde milita – para saber se a empreitada eleitoral é válida. Outro nome da região que deve vir candidato é o ex-vereador Rogério Santana, de Mauá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.