Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Automóveis
>
Manutenção do motor
Manutenção do motor: quatro dicas para cuidar do fluido de arrefecimento
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
15/05/2018 | 14:48
Compartilhar notícia


Conhecido popularmente como fluido do radiador, o fluido de arrefecimento é essencial para garantir o bom funcionamento do motor dos automóveis. Esse agente de resfriamento foi desenvolvido para controlar o calor gerado pelo motor, mantendo-o nas melhores condições de temperatura. O produto circula entre o radiador e as câmeras internas do motor, promovendo sua refrigeração.

Para garantir efetivamente a proteção, o fluido de arrefecimento deve ser trocado regularmente após três a quatro anos em intervalos recomendados pelos fabricantes. Isso porque surgem moléculas corrosivas devido à degradação gradual do fluido. Por isso, postergar a troca pode levar a danos no motor e no sistema de arrefecimento, como superaquecimento, corrosão, aumento do consumo de combustível e ruídos internos.

O abastecimento incorreto do fluido pode provocar danos no sistema de refrigeração. A troca pode ser um procedimento simples, mas é preciso alguns cuidados que só o mecânico capacitado tem, principalmente, para avaliar possíveis danos aos componentes, necessidade de manutenção e a escolha do produto adequado.

As dicas a seguir, selecionadas pela BASF (empresa que desenvolve o Glysantin, fluido concentrado de alto desempenho), garantem a segurança de funcionamento permanente do sistema de refrigeração:

  1. Verificar regularmente o nível do fluido de arrefecimento. Qualquer alteração deve ser avaliada por um mecânico capacitado.
  2. Durante reparações, sempre substituir totalmente o líquido de refrigeração, lavando e limpando previamente o sistema de refrigeração.
  3. No caso de veículos com mais de seis anos, é recomendada a substituição da proteção do radiador a cada três ou quatro anos, de acordo com o fabricante.
  4. Respeitar sempre as indicações do fabricante do veículo. Nunca misturar agentes de proteção do radiador com diferentes tecnologias (produtos de fabricantes diferentes).

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.