Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Pró-empreendedorismo em expansão
Por Do Diário do Grande ABC
08/05/2018 | 10:09
Compartilhar notícia


Perguntamos aos donos de pequenos negócios em todo Estado de São Paulo quais eram as expectativas para a economia brasileira e para a sua empresa nos próximos seis meses. 

Após registrar 12 meses consecutivos de recuperação da receita, os empresários demonstram confiança: 27% aguardam melhora nos indicadores econômicos e outros 49% apostam na estabilidade. Apenas 8% acreditam em piora. Os demais não têm opinião formada. 

A expectativa também é positiva entre os MEIs (Microempreendedores Individuais): 44% acreditam em estabilidade, 40% afirmam que a conjuntura vai melhorar, 11% esperam piora e 5% não têm certeza sobre os rumos da economia.

Outro dado que chamou a atenção foi a de geração de empregos nos pequenos negócios: 196 mil novos postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2018, aumento de 127% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo não estando no melhor dos mundos, em que as capacidades de investir, produzir e gerar empregos estão a pleno vapor, os resultados obtidos pelos empreendimentos de pequeno porte, reconhecidamente termômetros do consumo do mercado interno, demonstram que as engrenagens da economia voltaram a girar.

 É preciso estar preparado para aproveitar o novo momento da economia; é isso que vai fazer a diferença. As lições aprendidas nos momentos da crise – como cortar o que não é essencial, organizar as finanças, planejar e monitorar os próximos passos – são muito importantes. Agora, é hora de ocupar mais espaços e lucrar, buscando novos clientes, novos parceiros, investindo em inovação e em marketing.

 No Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo) estamos prontos para apoiar os empreendedores nesta nova etapa, com equipe totalmente focada na melhoria da gestão e da competitividade dos pequenos negócios. Investimos pesado na expansão da rede de atendimento presencial, que salta de 162 pontos, entre escritórios regionais, postos avançados e unidades móveis, para 285. Passamos, assim, a estar presentes em localidades que abrigam 3 milhões de pequenos negócios paulistas, 90% do total de estabelecimentos de pequeno porte.

 E vamos avançar ainda mais no atendimento e capacitação via canais remotos, com previsão de realizar quase 2 milhões de atendimentos a distância, com incremento de 50% do número de consultorias, cursos e palestras remotas. É a nossa contribuição para que as expectativas dos empresários para os próximos seis meses se transformem em período de lucrativos negócios.

Paulo Skaf é presidente do Sebrae-SP.

Palavra do leitor

 Dia-a-Dia 

 Sou fã da revista Dia-a-Dia. Tenho todas na minha coleção. Parabenizo toda a equipe, que se supera a cada mês, tornando-a cada vez mais atraente. Parabéns, pelos dez anos de sucesso.

Eunice Gallo

São Caetano

Tem Mundial, sim!

 Infeliz a comparação que o leitor Vanderlei Retondo, obviamente corintiano, fez (Comparações, ontem) entre Guilherme Boulos (MTST), que todo mundo sabe o charlatão que é, com o Palmeiras, que, com justo direito, é campeão mundial, título adquirido em campo, e sem ajuda do ‘apito amigo’, tão comum nas conquistas do Corinthians, aí, sim, sem credibilidade alguma. Aliás, sugiro ao senhor Retondo que, quando quiser fazer comparação de pessoas do tipo de Guilherme Boulos, que use coisas do mesmo nível, ou seja, ‘timãozinho da marginal’, arena de Itaquera envolvida nos roubos da Lava Jato etc. 

Luiz Roberto Batista

 São Bernardo

Nomes de estações 

 Em relação à carta do leitor Octávio David Filho (Terminologia, dia 5), os nomes das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atendem à necessidade de identificação de pontos de referência, não apenas no sistema de trens metropolitanos, mas também exercem função de orientação aos usuários nas suas integrações com outros modos. Para denominar suas estações, a companhia utiliza critérios técnicos que facilitem à população, como a identificação rápida ou referencial urbano do local e posicionamento na Região Metropolitana, condições históricas e geográficas da região, levantamento de pontos referenciais relacionados à história local, significado para a população e aceitação popular. Além disso, realiza pesquisas – toponímica, histórica e de opinião – para dar nome às estações. Porém, quando um projeto de lei que determina a mudança do nome de estação é aprovado, a companhia é obrigada a adotar a nova nomenclatura. Os munícipes a favor da preservação dos nomes das estações podem se manifestar junto aos parlamentares de sua região.

CPTM

Maio

 Tradicionalmente, maio é o mês das noivas e mães. Datas importantíssimas no universo feminino. Mas nem tudo é perfeito. Existem mulheres que ignoram o casamento e o desejo de ser mãe. Algumas garotas possuem opiniões polêmicas, caso da corajosa Alice. ‘Casar e ter filhos são missões tão perigosas como escalar o Monte Everest.’ Tenho péssimo exemplo dentro do meu lar. Minha mãe casou três vezes e fracassou em todas. Talvez tenha ‘dedo podre’! A rotina do casamento é sacrificante. Não existe reconhecimento, somente obrigações. Felizmente, esse ‘compromisso’ possui prazo de validade. Basta faltarem sexo de qualidade, respeito, dinheiro, tolerância e vida. Ultimamente a tecnologia tem ajudado bastante a acabar com relacionamentos. Meu objetivo de vida é estudar, trabalhar e viajar pelo mundo. Acho que as mulheres estão descobrindo que podem alcançar o topo da pirâmide com seus próprios esforços. São novos tempos de empoderamento, liberdade e conquistas. Casamento, para mim, somente na festa junina. Neste posso pipocar!

José Machado

 São Bernardo

E agora, José?

 É impressionante! As eleições já batem às nossas portas e até o presente momento não existe um único candidato digno de merecer nossos votos. É muito preocupante, para não dizer trágico. Que Deus nos ajude!

Luís Fernando Amaral

Laguna (SC)

Fraco! 

 O presidente do Santos ainda não se deu conta de que o time precisa urgentemente de um meia que faça a ligação da defesa com o ataque, que municie os atacantes? Evitaria vexames. Qualquer um é melhor que Jean Mota, até os da base. Até um cone.

 Edson Elias

 Diadema

Regalias

 Ora, ora! Detento rico pensa que mesmo trancado na cela está de férias. É assim que deve estar pensando o milionário Lula, que, preso por corrupção, lavagem de dinheiro etc, exigiu frigobar na sua cela! O MPF (Ministério Público Federal), como não poderia deixar de ser, justificou à juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, que ‘inexiste paralelo de concessão de tal regalia no sistema prisional’. Resultado: foi negado! E como se ainda estivesse no poder desta República, Lula também exigiu, sem sucesso, água gelada, esteira de musculação e ergométrica, visitas extras fora do padrão prisional etc. Única coisa que ainda não lhe foi negado é o insuportável grito de ‘bom dia, Lulaaaa’, que 70 idólatras infernizam os moradores e integrantes da Polícia Federal.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.