Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Rio Grande celebra 54 anos com sede para os bombeiros

Primeiro batalhão da cidade será erguido em prazo de até 90 dias na Vila Lavinia

Daniel Macário
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A caçula dos sete municípios do Grande ABC, Rio Grande da Serra completa hoje 54 anos de emancipação político-administrativa. Segundo o prefeito Gabriel Maranhão (sem partido), neste ano a comemoração será redobrada e um dos feitos é a construção do primeiro batalhão do Corpo de Bombeiros da cidade, que será entregue no prazo de 90 dias.

A pedra fundamental do batalhão será instalada no dia 19, às 11h, como parte das festividades de aniversário da cidade. Fruto de parceria com a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a base do Corpo de Bombeiros ficará na Avenida Jean Lieutaud, na Vila Lavinia. “Graças ao deputado federal Alex Manente (PPS) conseguimos realizar essa parceria com a Abiquim. O município cederá o terreno e eles farão o investimento”, afirma Maranhão. “Éramos a única da cidade do Grande ABC a não ter batalhão do Corpo de Bombeiros. Com essa base, todo mundo ganha, inclusive, as empresas e indústrias instaladas em Rio Grande.”

De acordo com o chefe do Executivo, no momento, a Prefeitura tem trabalhado na locação de viaturas a serem destinadas à corporação. Além disso, bombeiros civis já estão sendo direcionados para treinamentos. “Ter uma base dos bombeiros na cidade é uma necessidade. Já precisamos de auxílio e sempre é preciso aguardar os profissionais de Santo André ou de Mauá. Isso nos traz segurança e mais tranquilidade”, ressalta o motorista de van escolar Sérgio Alves dos Santos, 57 anos, morador de Rio Grande há 52 anos. “Nasci aqui praticamente. Uma das coisas a se comemorar é a amizade entre os moradores. Hoje isso é raro.”

De acordo com Maranhão, além das melhorias na infraestrutura urbana, como a da malha viária, a chegada de 12 veículos para transportar crianças portadoras de necessidades especiais é motivo de comemoração. “É preciso dar dignidade à esses munícipes. Além disso, vans para atender a necessidades da terceira idade ou ‘melhor idade’ e para fazer o translado de jovens para projetos de esporte e cultura completam as melhorias.”

Para o segundo semestre, a cidade também ganhará a primeira turma da GCM (Guarda Civil Municipal). O edital para contratação de guardas-civis deve ser aberto nas próximas semanas. A previsão é a de selecionar 45 agentes.

COMEMORAÇÃO

Hoje, missa de ação de graças será realizada na Paróquia São Sebastião (Rua Vereador Francisco Moraes Ramos) às 19h para celebrar o aniversário da cidade; já às 19h30 acontece a abertura do Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci (no campo da ferrovia, ao lado da estação de trem da cidade), que se estende até o domingo, com shows musicais, feira de artesanato e variedade de comes e bebes.

Conclusão da Praça do Mirante está programada para o próximo ano

Outra promessa para a cidade de Rio Grande da Serra é a entrega da Praça do Mirante, localizada em frente à Prefeitura, na Avenida Dom Pedro I. O projeto, contemplado pelo Ministério do Turismo com a liberação de R$ 1 milhão, está na segunda etapa de obras. A previsão é a de que o espaço, voltado ao fomento do turismo na cidade, seja entregue no próximo ano.

“As obras devem ser mantidas, ao menos, por um ano, já que seguimos o fluxo da vinda de recursos, provenientes do Ministério do Turismo. O ritmo não é o que gostaríamos, mas tenho certeza que vou concluir meu mandato com essa ferramenta importante na cidade”, detalha o prefeito Gabriel Maranhão (sem partido).

O projeto, conforme o prefeito, consiste na construção de centro de comercial, com uma torre onde as pessoas poderão subir e ter uma visão panorâmica da cidade. “Vemos muito isso em países europeus, como em Portugal. E queremos trazer esse recurso turístico para nossa cidade”, diz Maranhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.