Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Economia
>
Questão de emprego
Bom humor no trabalho
Por Vanessa Aguiar
gerente de recrutamento Robert Half
24/04/2018 | 07:10
Compartilhar notícia


1 – Tem lugar para senso de humor no ambiente de trabalho?

Tem, com certeza. O humor é uma maneira de conectar as pessoas, construir um relacionamento, aliviar a tensão e promover uma cultura positiva. Não é uma prioridade a ser considerada na seleção de um profissional, mas é importante que essa característica seja explorada para criar um ambiente de trabalho mais feliz. Porém, sempre lembrando que para tudo existe o momento certo, inclusive para o senso de humor.

2 – Quais tipos de brincadeiras não devem ser feitas?

O essencial é rir com os seus colegas de trabalho, mas não rir deles. Evitar comentários sarcásticos é importante, pois podem ser interpretados como insultantes e aumentar o estresse do local, ao invés do contrário. Temas como raça, gênero, sexo, idade, origem, orientação sexual, religião e deficiência nunca devem ser alvo de piadas.

3 – Posso enviar e-mails de humor para os colegas de trabalho?

Dê prioridade à utilização do e-mail corporativo para fins profissionais e, mesmo em redes pessoais, mensagens que contenham piadas, imagens ou vídeos ‘engraçados’ só devem ser enviados após muita avaliação. Você nunca sabe o que um colega de trabalho pode considerar ofensivo e fazer isso apenas para provocar algumas gargalhadas momentâneas não vale a pena.

4 – Como o bom humor dos funcionários ajuda no sucesso de uma empresa?

Colaboradores felizes fazem bem ao negócio, independentemente do segmento de atuação. Muitas pesquisas indicam que as empresas de sucesso em todo o mundo têm colaboradores felizes, consequentemente são mais engajados, mais leais, mais criativos e mais produtivos do que suas contrapartes menos satisfeitas. De acordo com estudo produzido pela Robert Half – O Segredo das Empresas e dos Colaboradores Mais Felizes, a felicidade do colaborador deve ser uma das suas principais prioridades organizacionais.

5 – O bom humor melhora momentos de estresse?

No ápice da causa do estresse não faça brincadeiras, essa não é a hora de descontrair, já que, provavelmente, os ânimos estarão exaltados. Verifique se pode ajudar de alguma forma e espere que a situação se resolva antes de fazer algum comentário mais descontraído. Ter esse bom-senso é o principal fator para usar o bom humor a seu favor no ambiente de trabalho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.