Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Internacional
>
Imigrantes
México entrega vistos de trânsito para membros da caravana criticada por Trump
Por
04/04/2018 | 14:14
Compartilhar notícia


O governo mexicano começou a entregar nesta quarta-feira vistos humanitários ou de trânsito para pessoas que formam uma caravana de imigrantes da América Central e informou que a procissão de cerca de mil pessoas criticada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já começou a se dispersar.

Alguns imigrantes que estavam nesta quarta-feira no acampamento disseram que tentariam a sorte e solicitariam asilo nos EUA e outros, no México. Um salvadorenho de 38 anos, Elmer Gómez espera um visto de trânsito para ele, sua mulher e os três filhos, para que possam continuar até a fronteira norte. Gómez quer pedir asilo nos EUA e se reunir com parentes em Nova York. "Nós não viemos de nossos países somente porque queríamos sair, é pela segurança dos nossos filhos."

Como muitos, ele se uniu à caravana avaliando que era mais seguro estar nela, por causa da quantidade de pessoas. Agora, a família deverá seguir sozinha, já que a caravana planeja fazer suas últimas escalas nesta semana em um simpósio de direitos dos imigrantes em Puebla, no centro do México, e terminar o ato na Cidade do México.

"Nós tentaremos fazer nossas caravanas da melhora maneira" nos próximos anos, disse Irineo Mujica, um dos organizadores da marcha. "Não antecipávamos nem queremos uma caravana dessa magnitude", comentou. Mujica é diretor do grupo Pueblo Sin Fronteras.

As caravanas, chamadas "Estações da Cruz", são eventos simbólicos celebrados anualmente coincidindo com a Semana Santa, para conscientizar sobre a complicada situação vivida pelos imigrantes. A comitiva nunca havia saído do sul do México, embora alguns participantes costumem continuar até o norte por conta própria.

Trump criticou a caravana pela suposta permissividade do governo mexicano, mas muitos dos imigrantes dizem que nunca tiveram a intenção de seguir até os EUA, após o fim da procissão. A caravana é formada principalmente por mulheres e crianças, que fogem da violência na América Central.

O governo mexicano disse em comunicado na terça-feira que sua política imigratória "não está sujeita a pressões", mas notou que a caravana "começou sua dispersão por decisão de seus integrantes". O governo mexicano acrescentou que 465 imigrantes tinham solicitado vistos de trânsito, dos quais 230 conseguiram isso. Outros 168 provavelmente teriam algum tipo de visto para seguir no México.

Os organizadores da caravana disseram que o governo mexicano não os tinha pressionado e que mantinham seus planos de celebrar um simpósio sobre os direitos dos imigrantes nesta semana e encerrar o evento na Cidade do México. A caravana nunca teve a intenção de chegar à fronteira dos EUA.

Na noite de terça-feira, as autoridades imigratórias mexicanas entregaram os primeiros documentos a alguns integrantes da caravana. Alguns terão 20 dias para transitar rumo à fronteira com os EUA, com o objetivo declarado de solicitar asilo naquele país. Alguns obtiveram documentação que é um primeiro passo para solicitar um visto de residência humanitária para pessoas especialmente vulneráveis ou para começar o processo de pedido de asilo no México. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.