Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Dia Mundial da Água e a Billings
Do Diário do Grande ABC
22/03/2018 | 11:46
Compartilhar notícia


O Dia Mundial da Água, hoje, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1992 e hoje estima-se que 1 bilhão de pessoas, em todo o mundo, não têm acesso à água suficiente para abastecimento. A par disso, a demanda mundial por água cresce, porém, sua qualidade está cada vez mais comprometida. Em São Bernardo, temos o privilégio de ser o maior braço do abastecimento da Represa Billings e concentrar grande reserva ambiental. Diante de série de ingerências das administrações passadas, tudo isso ficou ameaçado com crescimento desenfreado de moradias irregulares à beira do manancial nos últimos anos. Não poderíamos deixar essa situação continuar e ameaçar a sustentabilidade de nossos filhos, netos e futuras gerações. Alinhada com o Ministério Público, a Prefeitura passou a combater as invasões, fechando depósitos de construção irregulares e impondo rigidez na fiscalização. Política de coragem e extremamente importante para conscientizar toda a população sobre a importância do bom meio ambiente em nossas vidas.

Para refletir, poderíamos lembrar que são necessários milhares de litros de água para produzir alguns quilos de alimento e para satisfazer as necessidades de abastecimento. A água é o item de mais difícil solução. Não tem substituto nem pode ser produzida industrialmente. Apesar de ser recurso natural renovável, e de existir muita água superficial disponível, grande parte dela está poluída e os recursos tecnológicos para limpá-la são insuficientes, lentos e caríssimos. Sem água não há alimento; sem água não há vida. 

A água é condição essencial para a vida humana, animal e vegetal. Nosso País se destaca por concentrar 12% de toda água existente no planeta, sendo a Nação com maior disponibilidade hídrica superficial de águas doces, razão pela qual sediar encontro internacional para discutir discutir a escassez, vulnerabilidade e uso racional da água é motivo que fortalece nossa responsabilidade com esse valioso patrimônio ambiental.

Somos responsáveis pela água: ao abrirmos a torneira e vê-la jorrando em um dia, precisamos saber, no outro, poderá não estar mais ali. E esse futuro está próximo. Especialistas preveem mais que o dobro no consumo nos próximos dez anos. Urge reforçar o comportamento consciente, solidário e sustentável de nossas ações e das comunidades em que vivemos. Evitar desperdício para apoiar redução do consumo, dispondo adequadamente os resíduos, reduzindo impactos por contaminação, além de apoiar ações como a manutenção de áreas permeáveis, preservação e recuperação de nascentes e áreas florestais da nossa Mata Atlântica e bacia hidrográfica.

Temos à nossa frente a oportunidade de agir diferente: proteger, cuidar e usar com inteligência esse imenso manancial, o nosso reservatório Billings.

Orlando Morando é prefeito de São Bernardo.

Palavra do leitor

Lugares ignorados

 Vendo a foto neste Diário com o tema ‘Sem profissional, cidade aposta no futebol entre crianças e jovens’ (Esportes, dia 5), em parceria entre a CBF – que repassará R$ 200 mil – e Ribeirão Pires, pergunto: alguém já foi ao Centro Esportivo Valentino Redivo, na Vila Gomes? Corro lá todos os dias, em volta do campo de futebol, e, apesar de ter o mato cortado, é local abandonado, com muitos cães que são largados no lugar. Quase todo fim de semana há um cão sendo deixado no local. Contei 14 animais no dia 19. Há caseiro morador nos fundos do centro e, conversando com ele, descobri que é funcionário da Prefeitura, mas que não é obrigado a olhar se há animais sendo desabrigados na área. Provavelmente o Paço não se importa com a situação. R$ 200 mil para o município realmente é um gol de letra.

Milena Martins

 Ribeirão Pires

Apoios  

 Sabe-se que a base de sustentação em São Bernardo tem vereadores insatisfeitos por não terem suas demandas atendidas e, claro, com isso a preocupação por ser ano de eleições gerais. E já começa a procura por apoio aos candidatos a serem indicados pelo Paço. Nota-se que estão de olho em cadeiras vazias que até um determinado tempo eram ‘importantes’ e hoje estão desocupadas, como as subprefeituras de Riacho Grande, Rudge Ramos e Alvarenga. Sabe-se que o prefeito tem tomado atitudes individuais, além de estar convivendo com problemas de investigação na Justiça no caso da Gestão Ambiental, enfim, vários problemas cercam a administração. Está na hora de o prefeito dizer para a população a que veio. Precisamos de resultados.

Luizinho Fernandes

São Bernardo

Não resistiu 

 Lula não teve, mesmo como mandatário maior do País, capacidade para resistir a participar – além de permitir – da corrupção jamais vista no País até o início de seu governo. Hoje Lula tem milhões bloqueados pela Justiça, fora o que não se sabe em seu poder, e não se pode admitir que o presidente, ao sair do governo, de País cujo povo está na miséria, possa ter amealhado honestamente tal fortuna. Ao que se ventilou, sua mulher lhe deixou pensão por morte de valores altíssimos, enquanto o povo amarga miserável salário mínimo em sua maioria. Errar ao governar, por incapacidade, como Dilma Rousseff e muitos outros, não seria grande problema. O Brasil é maior do que todos os possíveis erros. No século passado, mas não tão distante, outros presidentes deixaram o governo quase da forma como entraram. Sem milhões em contas como no caso de Lula, sem familiares milionários da noite para o dia, sem proferir palestras por milhões como Lula. Almejavam o poder, o que é legítimo a qualquer brasileiro.

Aimardi Perez de Oliveira

São Bernardo

Depressão

 Quando sentimos depressão parece que estamos desgarrados do mundo. Somos satélite orbitando solitariamente no infinito. Faltam coragem, energia, esperança e fé. É difícil acreditar que fazemos parte da sociedade e continuamos ligados a todos e a tudo. A depressão atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, de todas idades e sexos. É preciso muito esforço físico e mental para se reconectar, agarrar as oportunidades e voltar à vida. É necessário tomar atitudes corretas, com boa vontade e coração aberto. Buscar toda ajuda possível, principalmente a divina. Às vezes, simples convite, como cinema, praia, show, igreja, shopping, caminhada na praça, fará bem! Aceite os olhares, gestos, palavras carinhosas e positivas dos amigos e familiares. Abra o sorriso quando um cão, mesmo vira-lata, abanar o rabo. Afague o gatinho. Pequenas atitudes podem fazer enorme diferença. Acenda sua luz e brilhe com outros!

José Machado

 São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.