Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Traços e poemas

Exposição de quadrinhos e poesias ganha espaço na Câmara Municipal de Santo André

Por Daniela Pegoraro
21/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 “Toda mulher é dor e espinho. Toda mulher é sangue e amor. Toda mulher é poesia em forma de flor.” Este é um dos poemas ilustrados que estão em exposição na Câmara Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário) e que podem ser vistos até dia 28.

Os versos fazem parte da mostra Mulheres, Poéticas Femininas – Miss Zine, assinada pela poetisa e quadrinista andreense Thina Curtis em colaboração com a artista plástica Fabi Menassi e a ilustradora e grafiteira Patricia Riska. A exposição é gratuita e tem como objetivo retratar a realidade da mulher contemporânea, trazendo ideias de empoderamento.

Nas obras, poemas se misturam com diferentes técnicas e elementos. “Gosto de fazer parcerias justamente porque essa interação faz a poesia ganhar vida”, explica Thina. Quem visita a exposição, além dos quadrinhos e ilustrações poéticas, também encontra as obras En-Garra-Fadas, que são garrafas de vidro decoradas com ícones femininos junto de frases. “Estávamos pesquisando o que fazer de diferente e surgiu a ideia de que poderíamos colocar nossos trabalhos em garrafas”, relata Patricia. “O intuito é que a poesia traga impacto e eleve a auto-estima das mulheres, além de toda a questão de sustentabilidade”, acrescenta Thina.

Hoje, no Dia Mundial da Poesia – a data foi criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 – Thina reflete sobre como esse gênero tem tomado outras formas, como a ilustrada. Segundo ela, não é incomum encontrar páginas de poemas que fazem uso de quadrinhos e tirinhas, já que a mistura das técnicas se tornou algo recorrente. No entanto, a artista explica que ser poeta não é simples como parece. “Poesia é como um alimento, um oxigênio que precisa existir. As pessoas consideram algo descomplicado, mas é justamente o contrário. É forma de se expressar, de desabafar.”

Não é a primeira vez em que o trio trabalha junto e também não é a primeira vez em que Thina expõe em sua cidade natal, Santo André. No entanto, ela explica que todas as outras mostras tiveram duração de apenas um dia, enquanto esta, de 28. “Para mim é um orgulho. Representar minha cidade é tudo”, declara. As outras artistas não são da região, mas isso não impediu que tivessem conexão com a Cultura na cidade. “Sempre gostei de Santo André. Quando era mais nova, vi que era a cidade dos grandes grafiteiros”, conta Patricia, lembrando especialmente do grafiteiro andreense Alexandre Anjo.

Mulheres, Poéticas Femininas – Miss Zine também está em cartaz em Barueri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.